O ensino da língua portuguesa no período pandêmico
os desafios da docência no contexto remoto
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v19n1-2022-65656Resumo
O surgimento da COVID19 trouxe reflexo de mudanças no ensino escolar, de tal modo que as aulas presenciais passaram a ocorrer por meio do ensino remoto, pois o distanciamento social passou a ser considerado como a principal estratégia para diminuir a proliferação desordenada do vírus. Nesse contexto de análise das mudanças, os professores necessitaram adotar métodos pedagógicos de caráter tecnológicos, porém, muitos não possuíam domínio das ferramentas digitais de educação, o que gerou insegurança e dificuldades. Além de enfrentarem obstáculos nas aulas de língua portuguesa, pois a complexidade dos conteúdos aliado a falta de habilidade com o letramento digital fez-se necessário rever os parâmetros educacionais. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar quais foram os desafios da docência no ensino da língua portuguesa no contexto remoto. Dessa forma, para coletar dados relevantes sobre o assunto, realizou-se um estudo bibliográfico através de obras publicadas que abordassem o objeto em estudo. Por meio da pesquisa realizada, pode-se constatar que os desafios surgiram e não houve soluções significativas, pois,as dificuldades foram geradas pela falta de aptidão dos professores, deficiência de recursos tecnológicos entre outros atributos.
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