A ludicidade e a decolonização na educação infantil

perspectivas e desafios

Autores

  • Melina Carminati FUCAPE BUSINESS SCHOOL
  • Mirtho Carminati Centro Universitário Católico de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-75164

Palavras-chave:

Educação Infantil, Jogos, Brincadeiras

Resumo

A escola é considerada uma instituição importante para o desenvolvimento das potencialidades das crianças. No entanto, a grande maioria das teorias pedagógicas define a escola como um espaço que prepara o indivíduo para a vida. Diante disso, o presente artigo visa analisar como os processos lúdicos que envolvem os jogos e as brincadeiras contribuem para o processo de desenvolvimento dos educandos nas instituições de educação infantil. Para fomentar as discussões, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, a partir dela, constatou-se a importância da utilização dos processos lúdicos, pois é por meio deles que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade. Além disso, foi possível considerar que as atividades lúdicas permitem à criança transitar entre o mundo imaginário e o real, estabelecendo uma conexão entre esses dois universos. Esse contato estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a criatividade e a capacidade de relacionar diferentes conhecimentos. Dessa forma, a criança desenvolve sua linguagem gradualmente e aprende a dominar diversos tipos de informação.

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Biografia do Autor

Mirtho Carminati, Centro Universitário Católico de Vitória

2022 - 2022
Especialização em Programa Prático de Formação Lean. (Carga Horária: 136h).
Lean Institute Brasil, LIB, Brasil.
Título: Mapeamento de talentos com competências necessárias para sustentação do negócio junto ao alinhamento estratégico.
Orientador: Bruno Battaglia.
2018 - 2019
Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional. (Carga Horária: 480h).
Centro de Ensino Superior de Vitória, CESV, Brasil.
Título: As contribuições da psicopegagogia no processo de desenvolvimento dos educandos.
Orientador: Renata Rodrigues Ferrari.
2018 - 2019
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino Superior de Vitória, CESV, Brasil.
Título: A docência no Ensino Superior e as novas tecnologias.
Orientador: Renata Rodrigues Ferrari.
2013 - 2016
Especialização em Gestão de Pessoas. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Católico de Vitória, SALESIANO, Brasil.
Título: A atuação do psicólogo no aumento das vendas de garantia estendida no varejo.
Orientador: Márcia Valéria Gonçalves.
2003 - 2007
Graduação em Psicologia.
Faculdades Integradas São Pedro, FAESA, Brasil.
Título: Atendimento Psicoeducacional junto à adolescentes com indicadores de altas habilidades/ superdotados de escolas municipais.
Orientador: Andréia da Silva Ferreira.

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Publicado

24.12.2024

Edição

Seção

Estudos