A ludicidade e a decolonização na educação infantil
perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-75164Palavras-chave:
Educação Infantil, Jogos, BrincadeirasResumo
A escola é considerada uma instituição importante para o desenvolvimento das potencialidades das crianças. No entanto, a grande maioria das teorias pedagógicas define a escola como um espaço que prepara o indivíduo para a vida. Diante disso, o presente artigo visa analisar como os processos lúdicos que envolvem os jogos e as brincadeiras contribuem para o processo de desenvolvimento dos educandos nas instituições de educação infantil. Para fomentar as discussões, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, a partir dela, constatou-se a importância da utilização dos processos lúdicos, pois é por meio deles que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade. Além disso, foi possível considerar que as atividades lúdicas permitem à criança transitar entre o mundo imaginário e o real, estabelecendo uma conexão entre esses dois universos. Esse contato estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a criatividade e a capacidade de relacionar diferentes conhecimentos. Dessa forma, a criança desenvolve sua linguagem gradualmente e aprende a dominar diversos tipos de informação.
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