O estágio curricular supervisionado de língua inglesa
desafios e possibilidades no Extremo Sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v20n1-2023-69710Palavras-chave:
Estágio, Língua Inglesa, Formação de professores, EducaçãoResumo
O presente artigo surge como trabalho final do componente “Estágio Curricular Supervisionado I”, em um curso de licenciatura em Letras, Língua inglesa e Literaturas. Objetiva-se com este artigo relatar e refletir algumas aulas de língua inglesa observadas enquanto estagiário nas redes pública e privada, nos níveis de ensino fundamental dois e médio, bem como na modalidade curso livre de idiomas em três escolas do extremo sul da Bahia. Nos contextos mencionados, foi possível identificar desafios e potencialidades no ensino de língua inglesa para aprendizes brasileiros tanto na educação básica quanto em centros de idiomas. A partir dos relatos foi possível concluir que a região do extremo sul da Bahia carece de professores licenciados em Letras Inglês e como isso compromete a realização do estágio por parte dos professores em formação que dependem da supervisão de um professor regente habilitado. As observações em diferentes contextos foram imprescindíveis para a consolidação de conceitos como: educação para além dos cinquenta minutos em sala de aula, um ensino afetivo de língua inglesa e o fortalecimento da identidade profissional, uma vez que os estagiários projetam suas expectativas para ocupar esses espaços nos quais foram forjados.
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