ESTATUTO

A revista A MARgem (ISSN 2175-2516), em atividade desde 2008, é editorada pelo Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Letras (PET-Letras), pertencendo, institucionalmente, ao Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua proposta editorial tem por objetivos estimular a inserção dos estudantes da graduação no contexto da produção universitária e promover a circulação do conhecimento gerado no âmbito acadêmico junto à comunidade externa. Pretende estimular a reflexão e o debate. Sua periodicidade é anual em fluxo contínuo.

Os objetivos da Revista são:
I – publicar, anualmente, em fluxo contínuo, um periódico acadêmico científico, organizado, dirigido e editorado pela equipe editorial e membros atuais e egressos do PET-Letras/UFU, com o auxílio de professores do ILEEL/UFU e de outras instituições de Ensino Superior que disponibilizam seu apoio ao projeto;
II – prover um espaço permanente de discussões e de publicação dos trabalhos acadêmicos dos graduandos do ILEEL/UFU e coaturia com seus orientadores, de outras Instituições de Ensino Superior e de estudantes do Ensino Médio vinculados aos programas de iniciação científica;
III – estabelecer uma interação mais ampla entre os corpos discente e docente do ILEEL/UFU, bem como incentivar a formação de grupos de estudos e a elaboração de projetos de pesquisa;
IV – promover o intercâmbio científico-cultural entre os graduandos do ILEEL e de outras instituições de Ensino Superior, em nível regional e nacional.

A equipe de trabalho é formada por integrantes do PET LETRAS/UFU e por membros colaboradores (integrantes egressos do Grupo PET Letras e professores do ILEEL e de outros institutos/faculdades da UFU).

São deveres da Comissão Editorial:
I – dirigir e administrar a Revista, bem como elaborar a política editorial do periódico;
II – editorar o periódicoem fluxo contínuo;
III – realizar triagem inicial dos trabalhos recebidos, avaliando os conhecimentos e as qualidades dos trabalhos;
IV – preservar a qualidade e a reputação da Revista;
V – fiscalizar todo o procedimento de inscrição e de publicação;
VI – sempre prestar informações, quando requisitadas;
VII – promover a cultura da pesquisa científica.

A Comissão Editorial poderá convidar professores e pesquisadores na área de Letras e áreas afins, vinculados ou não ao ILEEL/UFU para compor o quadro de pareceristas da Revista, isto é, o Conselho Consultivo. .

São funções do Conselho Consultivo:
I – apresentar parecer escrito, avaliando os trabalhos com base nos critérios estabelecidos por este regimento, quando requisitado;
II – preservar a qualidade e a reputação da Revista;
III – propor sugestões ao conteúdo da Revista.

Aos autores, não serão aceitos recursos da avaliação realizada pelo Conselho Consultivo.

A Revista não é responsável pelo conteúdo dos textos assinados.

Poderão se inscrever para a publicação de trabalhos estudantes que se enquadrem nas seguintes categorias:
I - graduandos e graduados sem vínculos com a pós-graduação;
II- alunos da rede pública regularmente vinculados ao programa de Iniciação Científica do Ensino Médio;
III- convidados da Comissão Editorial (alunos da graduação ou pós-graduação, professores ativos ou aposentados, alunos graduados, pesquisadores, escritores e alunos de cursos afins, cujos trabalhos sejam submetidos à Comissão Editorial e aprovados para publicação).

O candidato a ter o seu trabalho publicado na revista, implicitamente:
I – assume autoria pelo trabalho enviado, ou tem permissão expressa do autor para enviá-lo para publicação;
II – declara sua integral responsabilidade pelo conteúdo emitido no seu texto;
III – manifesta sua autorização para publicação do texto na Revista A MARgem, em seu site na internet;
IV – informa ter lido e concordado com a política de direitos autorais da Revista.

O autor de cada texto é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº. 9.610/1998, arts. 7º, inciso I; 11; 17 e 18), sendo livre para exercer os seus direitos morais e patrimoniais.

Todos os textos divulgados na Revista estão submetidos à Licença Creative Commons 4.0.