O Quarto de despejo: Diário de uma favelada

Uma análise sobre o racismo estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-72938

Palavras-chave:

Racismo estrutural, fome, racismo, realismo, feminismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo observar o racismo estrutural dentro da obra Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. No primeiro momento serão contempladas obras como, O que é racismo estrutural?, de Silvio Almeida e ,Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro para embasar o conceito de racismo estrutural e como a educação pode mudar essa realidade. no segundo momento serão consideradas as condutas feministas da autora por ser uma mãe solteira e não se submeter a conjunge de um homem para obter algum tipo de segurança; além de suas convicções acerca da importância da leitura e escrita e em como ela acreditava que isso poderia mudar sua vida. Ademais, será exposto o ponto de vista do editor do livro quando sentiu a necessidade de não corrigir alguns erros ortográficos da autora, a fim de proporcionar uma experiência realista da obra. Embora semianalfabeta, Carolina descreve poeticamente relatos com cunho crítico acerca de temas atemporais.  Sucederá uma pesquisa bibliográfica, descritiva com uma abordagem qualitativa, pois pretende-se identificar as características raciais e políticas apontadas no livro.

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Biografia do Autor

Ellen (ela), FAFIRE

Graduada em Letras português/inglês (2024), graduanda em pedagogia (conclusão do curso: Dezembro,2024), professora de inglês na escola Eduncandário Araújo Tavares. No último semestre acadêmico, prestei meu tcc na FAFIRE, orientada pelo professor Glauco Caze. 

Glauco, FAFIRE

Professor Orientador do artigo.

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Letras- teoria da literatura - pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACHO). Possui graduação em LETRAS Português/Inglês pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em leitura e produção textual, literatura brasileira, literatura portuguesa, literatura pernambucana, literatura africana em língua portuguesa e teoria da literatura; atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, dramaturgia (teatro). Tem trabalhos publicados em periódicos de universidades públicas e privadas do país, abordando temas como língua portuguesa (leitura e letramento), literatura brasileira, literatura portuguesa, teoria da literatura, arte, memória e identidade. É ator e diretor teatral com vários espetáculos no currículo. Atualmente é Professor de Língua Portuguesa na rede pública de ensino em Pernambuco, Professor de Literaturas na graduação e na pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE e Coordenador do Centro de estudos e debates (CENEDE), também na FAFIRE, e integrante do NDE letras.

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Publicado

24.12.2024

Edição

Seção

Estudos