A APRENDIZAGEM DA LIBRAS COMO POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v22n1-2025-79068Palavras-chave:
Educação inclusiva; Ensino-aprendizagem; Libras.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão a respeito da importância de reconhecer a Língua Brasileira de Sinais como a língua materna das pessoas surdas. Dessa forma, ao reconhecer tal importância, faz-se necessário que os sujeitos ouvintes busquem aprendê-la. Assim sendo, este trabalho busca refletir sobre a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma possibilidade de garantir um ensino de qualidade e inclusivo aos estudantes surdos da educação básica. A pesquisa é de caráter teórico e, também, constitui-se como bibliográfica, visto que apresenta materiais que estudam, analisam e discutem sobre a temática abordada nesta pesquisa, trazendo conceitos e teorias existentes. Fundamenta-se, principalmente, pelas teorizações de Kendrick; Cruz, (2020); Costa; Araújo (2021); Baiense; Machado; Silva (2023). Conclui-se que é importante os docentes da educação básica e, de forma gradual, toda a comunidade escolar reconhecerem a importância da aprendizagem de Libras pelos discentes ouvintes, visando proporcionar um ensino-aprendizagem significativo a todos os formandos da escola, garantindo a inclusão significativa das pessoas surdas.
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