Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve, obrigatoriamente, estar em formato .docx (Microsoft Word). Arquivos em PDF serão rejeitados.
  • O candidato a ter o seu trabalho publicado declara ser aluno graduando, graduado sem vínculos com a pós-graduação ou aluno da rede pública regularmente vinculados ao programa de Iniciação Científica do Ensino Médio.
  • É obrigatório incluir, no momento da submissão do artigo no sistema da revista A MARgem, o orientador, com título de doutor, como coautor do artigo submetido.
  • O arquivo submetido não pode contar nenhum tipo de identificação de autoria, assim como as propriedades do documentos deverão estar limpas. Se o artigo for aceito para publicação, o autor receberá notificação para inserir dados acadêmicos. Salientamos que os autores devem checar a caixa de SPAM, pois, muitas vezes, os e-mails enviados pelo sistema caem nela.
  • O candidato a ter o seu trabalho publicado na revista declara ter feito revisão textual e normalizado o texto conforme as normas da revista e a ABNT. Obrigatório seguir a NBR 10520 (citação) de 2023 e a NBR6023 (Referências). Textos fora da normalização dessas NBRs serão devolvidos para adequação.
  • O candidato a ter o seu trabalho publicado na revista declara sua integral responsabilidade pelo conteúdo emitido no seu texto.
  • Obrigatório incluir ORCID no cadastro dos autores.

Diretrizes para Autores

DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

1. A Revista A MARgem aceita para publicação: 1) textos de natureza literária inéditos para a seção VERBARE e; 2) textos de natureza científica inéditos (artigos, ensaios, resenhas críticas de obras) para a seção ESTUDO, em sua especialidade sobre Ciências Humanas, Letras e Artes em geral.

2. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma do texto e em idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol) (exceto resenhas e textos para a seção VERBARE). Devem, obrigatoriamente, seguir o TEMPLATE (Template.docx - Google Drive)

§ 1º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.

3. Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista A MARgem e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

 § 1º Dois especialistas emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista ad hoc.

 § 2º Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de sete dias (07), os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista pelo sistema.

 § 3º  Será permitida a publicação de um artigo por autor ou coautor em cada edição da revista. Os artigos devem ser publicados em coautoria com o orientador.

 § 5º O(s) organizador(es) de uma edição não poderá(ão) publicar artigos de sua autoria; o(s) mesmo(s) deverá(ão) redigir a Apresentação da edição.

O material para publicação, em formato .docx, deve ser enviado através do site da revista. O autor necessita cadastrar-se primeiro.

Estudos

Reflexões de trabalhos científicos apresentados em ensaios ou artigos.

Exige-se que cada item esteja no formato de arquivo doc ou docx (documento do Word) e ocupe no mínimo 05 (cinco) páginas (excetuando-se as referências bibliográficas) e máximo de 30 (trinta) páginas de folha tamanho A4 (incluindo-se as referências bibliográficas), com margens superior e esquerda de 3cm (três centímetros) e inferior e direita de 2cm (dois centímetros), fonte de texto tamanho 12, tipo Times New Roman, espaçamento entrelinhas 1,5 e alinhamento justificado. O título do trabalho deve estar centralizado e em negrito. Os subtítulos (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) devem estar à esquerda e em negrito. As notas de rodapé, quando necessárias, devem estar no final das páginas em que ocorrem as suas referências, com fonte de texto tamanho 10, tipo Times New Roman, espaçamento entrelinhas simples e alinhamento justificado. Duas linhas abaixo do título, deve conter obrigatoriamente o resumo (entre 150 e 250 palavras) e, logo abaixo do resumo, as palavras-chave (até 5), seguido de abstract keywords. As citações com mais de três linhas devem seguir as normas de recuo de 4cm (quatro centímetros), espaçamento simples e corpo de 11cm (onze centímetros). Nas citações no corpo do texto, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (SEVERINO, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Severino (1955) assinala…”. Quando for necessário especificar página(s) esta(s) deverá(ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513). As referências bibliográficas devem estar dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor e com o título das publicações em negrito.

Exemplos básicos:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais….São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line – Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

 

Para demais informações, consultar as seguintes normas da ABNT: NBR14724/2011, NBR6023/2018 e  NBR10520/2002.

Verbare

Produções textuais de caráter ficcional literário (contos, crônicas, poemas etc.).

 Exige-se que cada item esteja no formato de arquivo doc ou docx (documento do Word) e ocupe no máximo de 15 (quinze) páginas de folha tamanho A4.

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.