Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc (Microsoft Word).
  • O candidato a ter o seu trabalho publicado declara ser aluno graduando, graduado sem vínculos com a pós-graduação ou aluno da rede pública regularmente vinculados ao programa de Iniciação Científica do Ensino Médio;
  • O candidato a ter o seu trabalho publicado na revista declara ter feito revisão textual e normalizado o texto conforme as normas da revista e a ABNT.
  • O candidato a ter o seu trabalho publicado na revista declara sua integral responsabilidade pelo conteúdo emitido no seu texto.

Diretrizes para Autores

DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

1. A Revista A MARgem aceita para publicação: 1) textos de natureza literária inéditos para a seção VERBARE e; 2) textos de natureza científica inéditos (artigos, ensaios, resenhas críticas de obras) para a seção ESTUDO, em sua especialidade sobre Ciências Humanas, Letras e Artes em geral; por meio da aprovação de propostas.

2. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma do texto e em idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol) (exceto resenhas e textos para a seção VERBARE).

§ 1º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.

3. Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista A MARgem e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

 § 1º Dois especialistas do Conselho Consultivo emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista ad hoc.

 § 2º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de sete dias (07), os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista por email (revistaamargem@gmail.com).

 § 3º Haverá uma segunda (ou terceira) rodada de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

 § 4º Será permitida a publicação de um artigo por autor ou co-autor em cada edição da revista.

 § 5º O(s) organizador(es) de uma edição não poderá(ão) publicar artigos de sua autoria; o(s) mesmo(s) deverá(ão) redigir a Apresentação da edição.

O material para publicação, em formato .doc, deve ser enviado através do site da revista. O autor necessita cadastrar-se primeiro.

Estudos

Reflexões de trabalhos científicos apresentados em ensaios ou artigos.

Exige-se que cada item esteja no formato de arquivo doc ou docx (documento do Word) e ocupe no mínimo 05 (cinco) páginas (excetuando-se as referências bibliográficas) e máximo de 30 (trinta) páginas de folha tamanho A4 (incluindo-se as referências bibliográficas), com margens superior e esquerda de 3cm (três centímetros) e inferior e direita de 2cm (dois centímetros), fonte de texto tamanho 12, tipo Times New Roman, espaçamento entrelinhas 1,5 e alinhamento justificado. O título do trabalho deve estar centralizado e em negrito. Os subtítulos (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) devem estar à esquerda e em negrito. As notas de rodapé, quando necessárias, devem estar no final das páginas em que ocorrem as suas referências, com fonte de texto tamanho 10, tipo Times New Roman, espaçamento entrelinhas simples e alinhamento justificado. Duas linhas abaixo do título, deve conter obrigatoriamente o resumo (entre 150 e 250 palavras) e, logo abaixo do resumo, as palavras-chave (até 5), seguido de abstract keywords. As citações com mais de três linhas devem seguir as normas de recuo de 4cm (quatro centímetros), espaçamento simples e corpo de 11cm (onze centímetros). Nas citações no corpo do texto, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (SEVERINO, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Severino (1955) assinala…”. Quando for necessário especificar página(s) esta(s) deverá(ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513). As referências bibliográficas devem estar dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor e com o título das publicações em negrito.

Exemplos básicos:

Livros

SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais….São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line – Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

 

Para demais informações, consultar as seguintes normas da ABNT: NBR14724/2011, NBR6023/2018 e  NBR10520/2002.

Verbare

Produções textuais de caráter ficcional literário (contos, crônicas, poemas etc.).

 Exige-se que cada item esteja no formato de arquivo doc ou docx (documento do Word) e ocupe no máximo de 15 (quinze) páginas de folha tamanho A4.

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.