O espanhol como língua estrangeira segundo aprendizes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL40-v14n1a2020-5

Palavras-chave:

Língua espanhola, Identidade, Relações de poder, Hipermodernidade, Letramento crítico

Resumo

Neste artigo são tratadas questões relacionadas à visão do espanhol segundo seus aprendizes, com o propósito de compreender quais influências podem ser percebidas nesse processo, partindo do conceito de língua, (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2011) e questões relativas ao contexto macro, tais como globalização (BAUMAN, 1999), hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004) e letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011). A pesquisa foi desenvolvida na modalidade relato de experiências, a partir da realização de uma atividade, desenvolvida com seis aprendizes do IFTM, sobre o espanhol. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e também por meio de um questionário semiaberto. Os resultados mostraram que os aprendizes percebem o espanhol como língua estrangeira “útil” e se relacionam de diferentes formas, sendo que boa parte a vê como capital econômico e cultural e a outra como capital simbólico (BOURDIEU, 2003), além disso, os resultados apontaram que as maiores influências no processo de construção de identidade do espanhol ocorrem respectivamente por meio da música, de novelas, de filmes, de mídias sociais, do ensino formal e de contato com nativos; trazendo à luz do letramento crítico, a oportunidade de o professor trabalhar outros canais como cultura e contatos transnacionais, com base no processo de ressignificação de sentidos.

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Publicado

11.02.2020

Como Citar

LOPES, P. A. O espanhol como língua estrangeira segundo aprendizes do ensino médio. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 128–156, 2020. DOI: 10.14393/DL40-v14n1a2020-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47505. Acesso em: 4 dez. 2024.