APLICAÇÃO DA FÓRMULA DE RUDOE NA DETERMINAÇÃO DE LONGAS TRAJETÓRIAS DE ONDAS SÍSMICAS SUPERFICIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um algoritmo é proposto para o cálculo acurado das distâncias pela fórmula de Rudoe, em compartimentos de grade geodésica percorrida por trajetórias de ondas sísmicas superficiais. As coordenadas das interseções das trajetórias com a grade são também obtidas, cujos dados são exibidos em projeção azimutal eqüidistante para simples verificação dos resultados. O modelo adotado para a Terra é o elipsóide de referência GRS-80. O algoritmo fornece as interseções médias, obtidas a partir das seções normais ao elipsóide, diretas e recíprocas, pelo método de Rudoe, cujo afastamento pode ser superior à própria magnitude das células da grade, dependendo do comprimento da trajetória. O método foi testado em um conjunto de dados contendo 3.269 trajetórias fonte-estação, cujos eventos sísmicos foram registrados em 23 estações da rede IRIS. As distâncias entre estação e epicentro variam entre 1.634 km e 16.400 km, cujos limites da área são, respectivamente, 149°E × 21°W e 50N × 90°S. Os resultados mostram que a acurácia das interseções estimadas depende do azimute da trajetória e da latitude, cuja influência pode ser significativa para distâncias muito longas, como é o caso em aplicações telesísmicas, o que indica o emprego do algoritmo proposto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").