INTERSEÇÃO FOTOGRAMÉTRICA EM UM BANCO DE IMAGENS GEORREFERENCIADAS
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Resumo
A crescente necessidade de produção e atualização de informações geoespaciais impulsionou o avanço das técnicas de coleta de dados. Os sistemas móveis de mapeamento digital, particularmente os terrestres, oferecem a oportunidade de levantar dados das vias de transporte com rapidez e eficiência. Estes sistemas proporcionam uma seqüência de pares de imagens, que permitem a análise e medição de pontos para fins de levantamento e mapeamento fotogramétrico ou simples observação para avaliação das condições de ruas, rodovias e ferrovias. A implementação de um sistema móvel de mapeamento digital é caracterizada por um segmento móvel, denominado de Unidade Móvel de Mapeamento Digital, e um segmento fixo, o Laboratório de Mapeamento Móvel. O segmento móvel é constituído de um veículo, sobre cujo teto são montadas duas câmaras digitais de vídeo (Sony DSR200A), tipo camcorder, e receptores GPS. No laboratório, os vídeos são transformados em imagens estáticas, que são armazenadas em um banco de imagens georreferenciadas, que as gerencia. Apresenta-se nesse trabalho a versão atual do banco de imagens, que possibilita a visualização de um par de imagens e inclui um módulo de interseção fotogramétrica, que permite a execução de três métodos de interseção (por escala, por agrupamento de parâmetros e ajustamento rigoroso). O teste realizado possibilitou a construção de uma carta na escala 1:2000, e verificou-se que, dentre os três métodos de interseção, apenas o método de ajustamento rigoroso atende ao PEC na classe A. Os outros dois métodos são úteis para aproximar as coordenadas geoespaciais dos pontos do terreno necessárias à solução rigorosa.
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Como Citar
DE OLIVEIRA, Elivagner Barros; BARBOSA, Ricardo Luís; GALLIS, Rodrigo Bezerra de Araújo; DA SILVA, João Fernando Custódio. INTERSEÇÃO FOTOGRAMÉTRICA EM UM BANCO DE IMAGENS GEORREFERENCIADAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 55, n. 1, 2006. DOI: 10.14393/rbcv55n1-43489. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43489. Acesso em: 6 mar. 2025.