Estimativa da erosividade da chuva por mapeamento na bacia de Macta (Argélia)

Main Article Content

Djazia Bouderbala
Zahira Souidi
Abderrahmane Hamimed
Baghdad Bouamar

Abstract

O objetivo do presente estudo é o de estimar a erosividade da chuva na bacia hidrográfica de Macta, no oeste da Argélia. Usou-se o mapeamento por SIG (sistema de informações geográficas) para permitir uma melhor visualização da erosividade.  Foram testados cinco índices de erosividade, i.e., índice de Arnoldus, índice de Fournier modificado por Arnoldus (MFI), índice de Rango-Arnoldus, índice de Leprun e índice de Val et al., para uma série de chuvas, registadasem 42 estações, durante um período de 41 anos. A precipitação a variar entre 300 e 400 mm ocorre na maior parte das estações, mais precisamente em 24 (57% da bacia) e os respectivos valores de erosividade de Arnoldus, MFI e erosividade de Rango-Arnoldus oscilam entre 86,54 e 123,93 MJMw/ha.ano , 47,47 e 75,33 e  16,11 a 36,13, respetivamente. A variabilidade mensal da precipitação tem um papel importante na concentração da erosividade. Na bacia hidrográfica, os valores de erosão (MFI) variaram entre 19,22 e 126,78, o que lhe confere um baixo potencial erosivo. Precipitaçõesinferiores a 300 mm, registadas em 15 estações pluviométricas (36%), possuem valores de erosividade que variam,respetivamente, de 39,78MJMw/ha.ano, 19,22 e 3,34 a 109,73MJ Mw/ha.ano, 50,27 e 17,80. O índice de erosividade depende não apenas da precipitação anual, mas também do regime intra-anual da precipitação. Assim, a razão índice MFI/índice Rango-Arnoldus R, estará mais próxima da unidade quando a precipitação aumenta e quanto mais a chuva diminuir, mais a proporção aumenta em favor do índice MFI. Os índices são muito próximos quando a precipitação anual atinge ou excede 500 mm.


Este estudo mostrou o interesse da variabilidade interanual e a sua influência na erosividade pluvial. O mesmo índice de erosividade pode ter valores diferentes, para a mesma quantidade anual de precipitação, pois é a variabilidade interanual da precipitação que induz um alto índice de erosividade. O método de cálculo da erosividade descrito por Paez mostrou-se eficaz, permitindo superar a restrição relacionada com a indisponibilidade de dados de intensidades de precipitação, especialmente em áreas semi-áridas. O estudo pode também servir como suporte estratégico para decisões socioambientais e pode servir como complemento para qualquer estudo, levando em consideração os diferentes fatores de erosão hídrica. Deste modo, os resultados apresentados podem ser considerados como suporte complementar a qualquer estudo e decisão de desenvolvimento hidro-ambiental sobre a bacia hidrográfica da Macta.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
BOUDERBALA, D.; SOUIDI, Z.; HAMIMED, A.; BOUAMAR, B. Estimativa da erosividade da chuva por mapeamento na bacia de Macta (Argélia). Brazilian Journal of Cartography, [S. l.], v. 71, n. 1, p. 274–294, 2019. DOI: 10.14393/rbcv71n1-2218. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/47619. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Original Articles