Análise Multicritério da Suscetibilidade à Erosão na Bacia Hidrográfica do Rio da Batateira, CE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A bacia hidrográfica do rio da Batateira, localizada no sul cearense, está passando por um processo de erosão acelerado, devido ao uso inadequado do solo na área. Sendo assim, este trabalho objetivou o mapeamento da suscetibilidade à erosão na Bacia da Batateira, visando nortear o uso das terras e auxiliar na tomada de decisão quanto a identificação das áreas essenciais para a preservação do meio ambiente e das medidas de conservação. Foram usadas bases cartográficas da região para obtenção de camadas de informações espaciais (classes de solos, declividade, elevação, geologia, geomorfologia e uso/cobertura do solo) que foram cruzadas em ambiente SIG por meio de análise multicritério, para definir a vulnerabilidade erosiva da bacia. Os resultados obtidos mostraram que mais de 56% da área em estudo apresenta forte suscetibilidade à erosão, marcada pela presença de vegetação florestal com áreas agrícolas, pastagem natural (caatinga), além de agropecuária, declividades acima de 20%.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").