USO DO AUTOCAD COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DO RELEVO DA SUPERF͍CIE TOPOGRÁFICA REPRESENTADO POR CURVAS DE NÍVEL

Main Article Content

João Batista Tavares Júnior
Lucia Ferreira
Daniel Rodrigues dos Santos

Abstract

O ensino de interpretação do relevo da superfície topográfica representado por curvas de nível exige uma percepção espacial do discente. A ausência dessa percepção resulta em dificuldades na interpretação dos elementos que compõem a representação da superfície física do terreno (superfície topográfica), uma vez que sem esta habilidade o processo cognitivo de associação da representação com a realidade se torna limitado. Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da habilidade cognitiva na interpretação do relevo de uma superfície topográfica, neste trabalho foi proposto o uso do aplicativo AutoCAD 2007 (versão student), para gerar o modelo tridimensional da superfície descrita na segunda Lei de Brisson. Os resultados obtidos revelaram que além de possibilitar melhor interpretação espacial do terreno, constituiu em um importante recurso didático/pedagógico no auxílio do processo ensino-aprendizagem, o que poderá tornar as atividades desta natureza mais atrativas e produtivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
TAVARES JÚNIOR, J. B.; FERREIRA, L.; SANTOS, D. R. dos. USO DO AUTOCAD COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DO RELEVO DA SUPERF͍CIE TOPOGRÁFICA REPRESENTADO POR CURVAS DE NÍVEL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44688. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44688. Acesso em: 22 jul. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

João Batista Tavares Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Setor de Agrimensura e Cartografia

Lucia Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Setor de Agrimensura e Cartografia

Daniel Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Geomática

Most read articles by the same author(s)