Extração da Informação Posicional de Pontos de Projeção Cartográfica Geradas em Rotinas de Processamento para Geração de Ortofotos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As aeronaves remotamente pilotada (RPA) têm sido amplamente utilizadas na geração de ortofotos e modelos digitais de elevação (MDE), que subsidiam as análises geoespaciais. Ocasionalmente, estas análises requerem levantamentos rápidos, o que inviabiliza o uso de RPA associado a pontos de apoio para a correção da posição, ajuste e avaliação da qualidade dos ortofotos e MDE. Atualmente é possível a geração automatizada destes produtos por meio do uso de rotinas preestabelecidas disponíveis em programas especializados na manipulação das imagens obtidas com RPA. Dessa forma, a presente pesquisa se justifica pela carência de análises efetivas do processamento de imagens coletadas com RPA, em que poderá contribuir metodologicamente com a qualidade do mapeamento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi extrair a informação posicional de pontos de projeção cartográfica geradas em rotinas de processamento para a geração de ortofotos no software Agisoft Metashape. Após o processamento das imagens, os resultados com ambas rotinas se mostraram satisfatórias para extração das informações geográficas, porém apenas as rotinas de alto rigor de qualidade se mostram como uma importante ferramenta no auxílio na atualização cadastral. Contudo, para o mapeamento de áreas rurais o processamento pode ser realizado nas cinco rotinas de processamento (Lowest, Low, Medium, High e UltraHigh).
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").