SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR USANDO ABORDAGEM PROBABILÍSTICA BASEADA NA DISTRIBUIÇÃO GAMA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A disponibilidade de imagens SAR polarimétricas e seu potencial de uso têm gerado a necessidade de desenvolvimento de técnicas automáticas de processamento e análise deste tipo de dado. Dentre estas técnicas se destaca a segmentação, responsável pela extração automática de feições a partir de uma cena para uma tarefa posterior. Para o desenvolvimento dos algoritmos de segmentação é comum adotar modelos estatísticos para explicar o comportamento dos dados. Este trabalho tem por objetivo avaliar comparativamente os resultados de segmentação de dois algoritmos especificamente desenvolvidos para trabalhar com dados SAR. O primeiro algoritmo, denominado SegSAR, foi desenvolvido para trabalhar com dados em intensidade e utiliza propriedades estatísticas das distribuições Gama e Gaussiana para efetuar a segmentação. O segundo algoritmo, denominado PolSeg, adota a distribuição Wishart como modelo para dados polarimétricos representados pela matriz de covariância e a distribuição Gama para dado monocanal em formato de intensidade. A análise comparativa é efetuada utilizando a simulação de dados SAR monocanal no formato de intensidade. Os resultados obtidos mostraram que o PolSeg apresentou melhores índices de ajustes para medidas quantitativas que avaliam propriedades de forma, dimensão e intensidade dos segmentos. Estas medidas foram, respectivamente, 111%, 3% e 60% melhores que aquelas obtidas pelo SegSAR. Além disso, o PolSeg gera uma quantidade de regiões mais próxima da imagem de referência e, em média, 10 vezes menor que o SegSAR. O tempo computacional dispendido pelo PolSeg é, em geral, 4,5 vezes menor que o gasto pelo SegSAR.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").