Método semiautomático para restituição interativa de estradas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta um método semiautomático e interativo de vetorização de estradas. O objetivo é possibilitar um procedimento mais rápido e mais confortável para o operador do que uma ferramenta de restituição manual, onde todos os pontos são medidos pelo operador. A proposta consiste em, valendo-se de imagens de sensoriamento remoto georreferenciadas, agregar de forma automática um par de pontos intermediários a cada segmento fornecido pelo usuário, transformando esse segmento em uma polilinha. A fim de ajustar o vetor à estrada presente na imagem, a abordagem usa um grafo e uma função objetivo que consideram os dados de sensoriamento remoto. A solução da função objetivo fornece o caminho ótimo no grafo, revelando o par de pontos intermediários a ser agregado ao segmento. Experimentos compararam o método proposto à abordagem manual. A base de dados experimental continha 100 recortes com dimensões 4 x 4 km (800 x 800 px) obtidos de imagens orbitais Rapideye com resolução espacial de 5 metros. Estes recortes foram divididos em cinco classes conforme o revestimento da estrada e de seu entorno. O método proposto apresentou dificuldades na classe "estrada pavimentada cercada por solo exposto". Para as demais classes o resultado produzido apresentou uma redução do tempo de vetorização entre 10% e 21% e uma redução do número de pontos a serem medidos pelo usuário que variou entre 48% e 65%. Em termos do Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC), a qualidade dos resultados indicou o uso do método proposto no mapeamento Classe A na escala 1:50.000.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ROTUNNO, M. E.; MOTA, G. L. A. Método semiautomático para restituição interativa de estradas. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 555–581, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n2-45398. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45398. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").