AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS TROPOSFÉRICOS DE PREVISÃO NUMÉRICA DE TEMPO NO POSICIONAMENTO EM REDES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos tempos atuais, os avanços tecnológicos na área de Geodésia têm possibilitado ao usuário a aplicação de novos métodos com o emprego do posicionamento por constelações de satélites artificiais, como o GPS (Global Positioning System) e obtenção de alta acurácia em levantamentos de campo. Um dos métodos amplamente utilizados pela comunidade científica é o posicionamento baseado em redes de estações de referência. O uso de dados de múltiplas estações de referência além de permitir ao usuário obtenção de acurácia a nível centimétrico nas coordenadas finais, viabiliza a realização de estudos sobre a modelagem atmosférica (refração troposférica e efeito ionosférico) na região da rede. Existem diversos métodos de transmissão das correções geradas pela rede ao usuário, dentre as formas de transmissão destaca-se o conceito de Virtual Reference Station (VRS). No conceito de VRS, dados de uma estação de referência que não existe fisicamente são gerados nas proximidades do receptor móvel (usuário). Nesse artigo é descrito uma metodologia para geração de dados da VRS com diferentes modelos de Previsão Numérica de Tempo (PNT). Foram realizados testes comparativos nas quatro estações do ano com o modelo troposférico regional de PNT/INPE (Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais) e modelo global de PNT/ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecast). Além disso, a função de mapeamento VMF1(Vienna Mapping Function 1) foi implementada e testada para os diferentes modelos citados. Na análise de qualidade dos dados da VRS, o método PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) proporcionou resultados satisfatórios nos modos estático e cinemático. O modelo de PNT/INPE apresentou em média melhoria de 29,7% e 31,7% em relação a PNT/ECMWF para dias secos e úmidos, respectivamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE OLIVEIRA, A. da F.; ALVES, D. B. M.; FERREIRA, L. D. D. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS TROPOSFÉRICOS DE PREVISÃO NUMÉRICA DE TEMPO NO POSICIONAMENTO EM REDES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44765. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44765. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").