PROPOSTA DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA DISCRIMINAÇÃO DE FEIÇÕES ESPECTRAIS EM IMAGENS DE ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO ESPACIAL

Conteúdo do artigo principal

Carlos Alberto Branco Marinho
Gustavo Macedo de Mello Baptista
Paulo Roberto de Meneses

Resumo

O surgimento dos sensores capazes de coletar imagens com altíssima resolução espacial, nas quais a mistura de materiais com diferentes respostas espectrais que compõem cada pixel é mínima, permitiu que se vislumbrasse a classificação deste tipo de imagem num nível de refinamento que não era possível nos imageamentos de médias e baixas resoluções. Essas imagens com resoluções submétricas oferecem recursos para uma análise mais precisa e, consequentemente, a possibilidade de geração de mapas temáticos que sejam espectralmente mais coerentes com a verdade de campo e a identificação dos materiais que compõem a cena. Este trabalho apresenta uma ferramenta computacional de classificação supervisionada, desenvolvida em ambiente MatLab, para discriminar características espectrais, baseada nas respostas radiométricas de imagens de altíssima resolução espacial, utilizando a correlação entre os valores digitais dos pixels da feição de interesse, entre três bandas espectrais de um sensor multi ou hiperespectral, para individualizar as respostas específicas de um determinado material. Os resultados dos testes obtidos com a utilização da ferramenta foram comparados com as principais ferramentas de classificação comerciais, demonstrando sua eficiência no poder discriminatório de feições espectrais. A ferramenta também foi utilizada para discretizar feições mineralógicas na área agrícola do PAD-DF, com resultados ratificados por análise espectrorradiométrica do solo e comparação com a carta de Munsell.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARINHO, C. A. B.; BAPTISTA, G. M. de M.; DE MENESES, P. R. PROPOSTA DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA DISCRIMINAÇÃO DE FEIÇÕES ESPECTRAIS EM IMAGENS DE ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO ESPACIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44724. Acesso em: 20 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Alberto Branco Marinho, Força Aérea Brasileira

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro

Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

Professor Adjunto III do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília

Paulo Roberto de Meneses, Universidade de Brasília

Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>