SISTEMA DE MEDIÇÃO POLAR À BASE DE TEODOLITOS E DEFINIÇÃO DO MÉTODO DAS LINHAS DE GRADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As exigências da qualidade de construção na indústria automobilística e de aviação aceleram o desenvolvimento de novos sistemas tridimensionais e de novos métodos, os quais possibilitam a determinação automática dos pontos de um objeto e sua análise no contexto da deformação. A reconstrução tridimensional de objetos ou de superfícies exige, dependendo do objeto, uma quantidade mínima de pontos, com a qual abstrai-se e determina-se, através de uma interpolação, a forma precisa e característica do objeto. O emprego do LASER, para a sinalização ativa de um ponto-objeto, combinado com a medição de direção, possibilitam então, a determinação de objetos ou superfícies, incluindo também, as áreas perigosas e, mesmo onde seria impossível a colocação de marcas (alvos). Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de medição deste tipo, baseado em dois robôs de medição ou em um robô taqueométrico, o qual funciona sem o emprego de refletores. O sistema de medição é capaz de determinar pontos de interseção de linhas de grade com a superfície, as quais são definidas em um sistema de coordenadas do aparelho ou do objeto. O objetivo deste trabalho é introduzir os conceitos e a formulação de um novo método de medição, que poderá ser empregado para a reconstrução tridimensional de um objeto desconhecido e não sinalizado. Serão descritos os possíveis e já existentes métodos de medição de deformação baseados em sistemas de medição polar à base de vídeo teodolitos e em sistemas de medição taqueométricos sem o emprego de refletores. O método das linhas de grade oferece uma solução a mais, e permanece como uma nova alternativa para a reconstrução geométrica da superfície de um objeto. Sua definição e preparação em um sistema apropriado de coordenadas serão discutidas em detalhes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE SEIXAS, A. SISTEMA DE MEDIÇÃO POLAR À BASE DE TEODOLITOS E DEFINIÇÃO DO MÉTODO DAS LINHAS DE GRADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n2-43510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43510. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").