ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE USUÁRIOS PARA O COMPARTILHAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE UM CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Edla Siqueira Farias
Andrea Flávia Tenório Carneiro

Resumo

A implementação de um cadastro territorial multifinalitário (CTM) implica no diagnóstico do cadastro atual, bem como suas características relacionadas ao uso, disponibilização e compartilhamento de dados cadastrais. Para cumprir com a função multifinalitária, no entanto, o sistema deve ser modelado visando atender às necessidades dos usuários atuais e potenciais. Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de identificar e analisar as necessidades dos usuários do CTM, visando contribuir para a eficiência do compartilhamento e utilização das informações cadastrais. A determinação da análise das necessidades seguiu uma metodologia estruturada na análise do perfil e das características indicadas por questionários respondidos por servidores municipais da área de cadastro. Como resultado, foi apresentado um modelo com os fatores que devem ser considerados no processo de compartilhamento de dados cadastrais, e a sistematização das necessidades identificadas pelos usuários com respeito a este compartilhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FARIAS, E. S.; CARNEIRO, A. F. T. ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE USUÁRIOS PARA O COMPARTILHAMENTO DAS INFORMAÇÕES DE UM CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44663. Acesso em: 21 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edla Siqueira Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheira Cartográfa pela UFPE; Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela UFPE.

Andrea Flávia Tenório Carneiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Engenharia Cartográfica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Tem experiência na área de Ciências Geodésicas, com ênfase em Levantamentos e Cadastro Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: cadastro imobiliário, registro imobiliário, legislação territorial e geotecnologias aplicadas ao cadastro. Líder do Grupo de Pesquisa em Posicionamento Geodésico e Cadastro Imobiliário. Honorary Research Associate da University of New Brunswick (Canadá)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>