UTILIZAÇÃO DE MODELOS EMPÍRICOS PARA A RETIFICAÇÃO DE IMAGENS OMNIDIRECIONAIS CATADIÓPTRICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A crescente utilização de sistemas catadióptricos nas áreas de visão computacional, robótica e Fotogrametria à curta distância requer a modelagem desses sensores para a posterior retiï¬cação das imagens capturadas a partir desses dispositivos. Neste trabalho são apresentadas as características do sistema omnidirecional catadióptrico construído e uma comparação entre vários modelos empíricos utilizados para relacionar as coordenadas do espaço imagem e objeto. Na comparação entre os modelos foram utilizadas imagens geradas por simulação e imagens reais, tomadas em campo. Os modelos matemáticos empíricos utilizados nos experimentos foram o modelo de funções racionais (RFM), o modelo de distâncias polares e o modelo de coordenadas polares. Os resultados da análise dos resíduos e das discrepâncias nos pontos de veriï¬cação mostraram que é possível utilizar modelos empíricos para a retiï¬cação das imagens catadióptricas. Nas imagens simuladas, os modelos que utilizam distâncias polares alcançaram os melhores resultados, porém nas imagens reais utilizadas, o RFM obteve resultado similar ao modelo de coordenadas polares. Estas diferenças ocorrem devido à falta de alinhamento entre o eixo óptico da câmara e o eixo de formação do cone existentes em um sistema real, efeitos que não foram considerados na simulação.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").