PROPOSTA DE UM ALGORITMO PARA BUSCA DE ENDMEMBERS A PARTIR DA ESTATÍSTICA DOS DADOS ESPECTRAIS DA AMOSTRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi propor um algoritmo alternativo para identificação de endmembers. O algoritmo proposto, implementado em IDL e denominado Spectral Statistics Sampler (SSS), determina, a partir de uma região de interesse, os valores de referência a serem buscados na imagem. Os valores espectrais dos pixels que compõem a imagem são, então, comparados com os valores de referência. Como resultado, o algoritmo gera uma imagem rule, com valores digitais de oito bits, sendo os valores mais significativos atribuídos aos pixels que mais se aproximam da referência. Na metodologia de testes do algoritmo, foi utilizado um conjunto de pixels puros, como endmember, para a busca do padrão em uma imagem hiperespectral do sensor AVIRIS. Os resultados do algoritmo proposto, SSS, foram comparados com os resultados dos algoritmos Spectral Angle Mapper (SAM) e Spectral Feature Fitting (SFF), por meio de uma análise pixels concordantes e de precisão e erro (matriz de confusão). Na conclusão constatou-se que o algoritmo SSS obteve resultados altamente satisfatórios, com desempenho equivalente ao algoritmo SAM e superior ao algoritmo SFF.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").