DESENVOLVIMENTO DA ROTINA DE ORTORRETIFICAÇÃO UTILIZANDO O MODELO DE FUNÇÕES RACIONAIS PARA O SOFTWARE SPRING
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Imagens de alta resolução espacial têm cada vez mais sido utilizadas para projetos de mapeamento. Entretanto, estas imagens contêm erros sistemáticos oriundos do processo de aquisição que precisam ser suprimidos ou minimizados. Neste sentido, o objetivo deste trabalho de pesquisa é o desenvolvimento de um algoritmo de correção geométrica 3D para o SPRING. Dentre os modelos físicos e não físicos, adotou-se um não físico conhecido como Modelo de Funções Racionais. Este modelo foi selecionado em função de sua relativa acurácia em relação ao modelo físico, disponibilidade das informações necessárias para a construção do algoritmo e o fato de que esta metodologia seja cada vez mais usada neste tipo de implementação. A avaliação das ortoimagens geradas ocorreu comparando-as com ortoimagens geradas por outros aplicativos comerciais, analisando estatisticamente as diferenças. Estas diferenças em relação às ortoimagens geradas pelos softwares utilizados como referência foram da mesma ordem de grandeza das destes softwares entre si. Os resultados apresentaram-se válidos para a rotina de ortorretificação implementada. Deste modo, recomenda-se a utilização do software SPRING com a nova rotina implementada para a ortorretificação de imagens de Sensoriamento Remoto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RODRIGUES, T. L.; SPERANZA, Y. H.; MENDES, C. A. T.; ANTUNES, M. A. H. DESENVOLVIMENTO DA ROTINA DE ORTORRETIFICAÇÃO UTILIZANDO O MODELO DE FUNÇÕES RACIONAIS PARA O SOFTWARE SPRING. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43867. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43867. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").