HISTÓRICO DO LEVANTAMENTO DE SOLOS NO BRASIL: DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA À ERA DA INFORMAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho procura correlacionar a trajetória dos levantamentos de solos com o contexto histórico das políticas agrícolas no Brasil, a partir da industrialização do país até a era digital (era da informação). Aborda as metodologias e técnicas cartográficas utilizadas e a importância do mapa de solos como ferramenta para o ordenamento e desenvolvimento sustentável dos territórios. Mostra como algumas das estratégias governamentais para o desenvolvimento econômico do país repercutiram nos levantamentos de solos nas diferentes regiões e a sua importância para a evolução e organização do conhecimento dos solos. Discorre sobre as tendências da cartografia do solo sob a ótica da sustentabilidade e, principalmente, das inovações tecnológicas (Mapeamento Digital de Solos-MDS geoprocessamento, WebMap) como ferramentas potencialmente úteis, desde que metodologias adequadas sejam desenvolvidas. Mostra que é preciso adquirir conhecimento em geotecnologias e unir o conhecimento teórico ao pragmático. Indica o perfil do pedólogo na Era Digital, sua capacidade criativa, inovadora e pensante como fundamental para propiciar uma fase de retomada e ascensão dos levantamentos de solos no Brasil, através da geração de mapas de solos mais interativos e multiusuários.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DE CARVALHO, Claudia Csekö Nolasco; NUNES, Fábio Carvalho; ANTUNES, Mauro Antonio Homem. HISTÓRICO DO LEVANTAMENTO DE SOLOS NO BRASIL: DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA À ERA DA INFORMAÇÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 5, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n5-43876. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43876. Acesso em: 24 abr. 2025.