ORIENTAÇÃO DE IMAGENS HRC-CBERS 2B UTILIZANDO OS MODELOS DLT E APM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As imagens do sensor HRC do satélite CBERS 2B são fornecidas gratuitamente e possuem resolução espacial de 2,5 m, constituindo boa fonte de dados para extração de informações geodésicas e para o mapeamento terrestre. Contudo, para que seja possível a realização de tais atividades, a imagem deve estar orientada em relação ao referencial do espaço objeto, o que é realizado através de modelos matemáticos, atualmente divididos em rigorosos e generalizados. A abordagem rigorosa requer dados de orientação interior e exterior ao sensor. Tais informações nem sempre estão disponíveis aos usuários, ou quando estão não apresentam acurácia adequada. Outra questão é que esta abordagem não é aplicável a recorte de imagens ou em imagens reamostradas. Estes problemas podem ser contornados com a utilização de modelos generalizados, como o RFM, APM e DLT. Diante disso, este trabalho visa avaliar uma metodologia para orientação de imagens HRC-CBERS 2B mediante o uso dos modelos DLT e APM. Resultados mostraram que a acurácia horizontal obtida foi sub-pixel, e desta forma compatível com a escala 1:25000, classe A, segundo o PEC brasileiro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RODRIGUES, T. L.; SILVA, F. M. M. da. ORIENTAÇÃO DE IMAGENS HRC-CBERS 2B UTILIZANDO OS MODELOS DLT E APM. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43802. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43802. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").