THE MULTIPURPOSE CADASTRE EVOLUTION IN BRAZIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um breve histórico da evolução do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) no Brasil juntamente com os esforços relativos às políticas públicas que o apoiaram e, alguns aspectos da sua evolução nos campos científicos e tecnológicos. Os autores deste artigo são profissionais com décadas de experiência nesta área, difundindo o CTM em instituições e entre gestores públicos, deixando claro o valor dos programas de governo na área, especialmente aqueles relacionados aos programas de fomento universitários e de treinamento de pessoal. Também se faz importante mostrar-se aqui o valor de algumas âncoras internacionais, muito importantes para a trajetória do cadastro no Brasil. 920 Revista Brasileira de Cartografia, N0 64/6, p. 919-930, 2012 Loch C. et al. Neste artigo também são exploradas as relações entre cadastro, cartografia e as demais tecnologias, as quais são extremamente importantes para o desenvolvimento do cadastro, uma vez que se faz necessária a coleta, processamento e armazenamento dos dados estruturados em um sistema cadastral. Para que se atinjam os objetivos deste artigo, iniciase com uma análise histórica passando pelo Tratado de Tordesilhas, a primeira lei que menciona o cadastro, alguns programas de governo desenvolvidos até chegar-se na Lei 10.267/01. Após isto, mostra-se na seqüência uma breve evolução das tecnologias utilizadas no campo do cadastro e áreas correlatas, os programas de treinamento de pessoal incluindo mestrado e doutorado em CTM no Brasil. Após discutirem-se estes assuntos, fica evidente a necessidade existente em cadastro e nas especialidades a ele relacionadas de: maior quantidade de pessoal qualificado no mercado de trabalho e mais investimento financeiro de modo que se possam vencer os obstáculos existentes no desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LOCH, C.; PHILIPS, J.; SCHUCH, F. S. THE MULTIPURPOSE CADASTRE EVOLUTION IN BRAZIL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43829. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43829. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").