PROTOTIPO DE MAPA PARA WEB INTERATIVO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CÓDIGO ABERTO
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Resumo
Para explorar as potencialidades disponíveis na World Wide Web (WWW), elaborou-se um protótipo de Mapa para Web interativo que utilize códigos padronizados e fontes abertas, tais como eXtensible Markup Language (XML), Scalable Vector Graphics (SVG), Document Object Model (DOM) e linguagens de script ECMAScript/JavaScript e
"PHP: Hypertext Preprocessor", bem como o Sistema de Gerenciamento de Banco de dados PostgreSQL e sua extensão, o PostGIS, para disseminar informações relacionadas ao cadastro imobiliário urbano municipal. Para isso, utilizaram-se dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de São José - Santa Catarina, referentes ao bairro Campinas.
Utilizando-se o modelo computacional Cliente/Servidor, projetou-se o protótipo do mapa para Web com códigos padronizados, de forma a permitir que o usuário possa visualizar o mapa para Web sem a necessidade de instalar programas de computador específico, a não ser o Plug-in Adobe SVG Viewer 3.0, em seu navegador. No intuito de
atender aos preceitos de um bom projeto cartográfico para a Web, procurou-se obedecer às regras da tradução gráfica e implementar diferentes funcionalidades de interação, das quais destacam-se as legendas interativas, a simbolização e a escala dinâmica. Dos resultados alcançados pode-se concluir que é altamente recomendada a utilização dos códigos padronizados e das tecnologias código fontes abertas em projetos de mapas para Web interativos. Entende-se que com a
adoção dos códigos padronizados e das tecnologias de fontes abertas, pelas gestões públicas e privadas, vêem-se ampliadas as possibilidades de desenvolvimento tecnológico e, conseqüentemente, uma diminuição com gastos na aquisição de equipamentos e programas de computadores, além de impulsionar o desenvolvimento de aplicativos
computacionais que venham a atender demandas e necessidades específicas.
"PHP: Hypertext Preprocessor", bem como o Sistema de Gerenciamento de Banco de dados PostgreSQL e sua extensão, o PostGIS, para disseminar informações relacionadas ao cadastro imobiliário urbano municipal. Para isso, utilizaram-se dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de São José - Santa Catarina, referentes ao bairro Campinas.
Utilizando-se o modelo computacional Cliente/Servidor, projetou-se o protótipo do mapa para Web com códigos padronizados, de forma a permitir que o usuário possa visualizar o mapa para Web sem a necessidade de instalar programas de computador específico, a não ser o Plug-in Adobe SVG Viewer 3.0, em seu navegador. No intuito de
atender aos preceitos de um bom projeto cartográfico para a Web, procurou-se obedecer às regras da tradução gráfica e implementar diferentes funcionalidades de interação, das quais destacam-se as legendas interativas, a simbolização e a escala dinâmica. Dos resultados alcançados pode-se concluir que é altamente recomendada a utilização dos códigos padronizados e das tecnologias código fontes abertas em projetos de mapas para Web interativos. Entende-se que com a
adoção dos códigos padronizados e das tecnologias de fontes abertas, pelas gestões públicas e privadas, vêem-se ampliadas as possibilidades de desenvolvimento tecnológico e, conseqüentemente, uma diminuição com gastos na aquisição de equipamentos e programas de computadores, além de impulsionar o desenvolvimento de aplicativos
computacionais que venham a atender demandas e necessidades específicas.
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Como Citar
MARISCO, Nelson; PHILIPS, Jürgen; PEREIRA, Humberto Rafael. PROTOTIPO DE MAPA PARA WEB INTERATIVO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CÓDIGO ABERTO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n1-43504. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43504. Acesso em: 5 dez. 2025.