ANÁLISE ESPACIAL DAS VARIÁVEIS GEOMORFOMÉTRICAS E MOVIMENTOS DE MASSA NA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente estudo é fazer a análise espacial da geomorfometria das encostas atingidas por movimentos de massa a ï¬ m auxiliar na pesquisa sobre papel da geomorfologia na ocorrência destes eventos. Foram utilizadas as cicatrizes dos movimentos de massa oriundos de um dos maiores desastres climáticos do Brasil, ocorrido região serrana do estado do Rio de Janeiro em janeiro de 2011. As cicatrizes foram sobrepostas aos mapas de declividade e curvatura horizontal a ï¬ m de caracterizar a geomorfometria das encostas através da quantiï¬cação da área de cicatrizes nas classes dos mapas temáticos. Os resultados demonstraram a presença de área maior de cicatrizes nas classes intermediárias de inclinação (20 a 45º), e o acréscimo da sua densidade com aumento da declividade, tornando-se inferior a 1 acima de 50º. Quanto à curvatura horizontal, os setores da encosta onde há convergência de fluxo foram os mais atingidos pelos movimentos de massa, com valores maiores de densidade das cicatrizes nos setores convergentes, seguidos pelos setores de curvatura planar e, por último, pelos setores divergentes. Como conclusão do trabalho destaca-se o papel das variáveis geomorfométricas na ocorrência dos movimentos de massa, pois os trechos das encostas com declive intermediário e convergentes foram os mais atingidos pelos movimentos de massa nos eventos de 2011.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GONÇALVES, U. dos S.; FRANCISCO, C. N. ANÁLISE ESPACIAL DAS VARIÁVEIS GEOMORFOMÉTRICAS E MOVIMENTOS DE MASSA NA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44446. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44446. Acesso em: 9 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").