DESEMPENHO DE CLASSIFICADORES PARAMÉTRICO E NÃO PARAMÉTRICO NA CLASSIFICAÇÃO DA FISIONOMIA VEGETAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente trabalho é o estudo comparativo entre dois algoritmos estatísticos e supervisionados, MAXVER (Máxima Verossimilhança) e SVM (Suport Vector Machine), respectivamente paramétrico e não paramétrico, aplicados na classificação da fisionomia da vegetação em imagens de altíssima resolução espacial, com ênfase na avaliação do desempenho das classificações derivadas do incremento no número de atributos . A base de dados foi constituída pelas bandas do QuickBird fusionadas e por imagens geradas pelas transformações das bandas originais, além de dados de relevo do banco de dados TOPODATA. A área de estudo, com 16 km2, situa-se no município de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. No total, foram realizados quatro experimentos combinando o classificador com o número de atributos utilizados, considerando, em dois experimentos, apenas as quatro bandas espectrais corrigidas geométrica e radiometricamente e, nos outros dois, um espaço de atributos com 18 planos de informação. Os índices Kappa alcançados pelo classificador MAXVER variaram entre 0,64 e 0,66. Já os alcançados pelos experimentos conduzidos com o algoritmo SVM variaram entre 0,52 e 0,80. Considerando os índices alcançados, conclui-se que o número de planos de informação no espaço de atributos não aumenta significativamente a acurácia do desempenho do algoritmo MAXVER, mas possui grande influência no desempenho do SVM.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANDRADE, A. C.; FRANCISCO, C. N.; ALMEIDA, C. M. DESEMPENHO DE CLASSIFICADORES PARAMÉTRICO E NÃO PARAMÉTRICO NA CLASSIFICAÇÃO DA FISIONOMIA VEGETAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n2-43917. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43917. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").