VARIAÇÕES DO PARÂMETRO BIOFÍSICO FAPAR AO LONGO DO ANO E SUA UTILIZAÇÃO NA INDICAÇÃO DA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A FAPAR é definida como a fração da radiação solar disponível para o processo fotossintético absorvida pela copa dos vegetais verdes e, portanto, um parâmetro biofísico que pode ser utilizado como indicador da atividade da vegetação. O objetivo deste trabalho foi o de observar e avaliar as variações da FAPAR média ao longo do ano e sua possível utilização na compreensão do comportamento da cobertura vegetal do país, indicando áreas de maior atividade fotossintética e captura de CO2. Para tanto, utilizou-se uma série temporal de FAPAR derivada do NDVI proveniente do AVHRR, a qual foi obtida e analisada em relação ao próprio NDVI, bem como seu comportamento ao longo do ano como indicador da atividade da vegetação no país. Os resultados mostraram uma maior variação nas respostas deste parâmetro do que os apresentados pelo NDVI. Os maiores valores contínuos foram observados nas regiões mais densamente vegetadas e os menores nas regiões onde há maior influência da seca na vegetação (Nordeste e Centro-oeste). Constatou-se também que no mês de março a atividade geral pelo país é média e que a vegetação no norte da Amazônia é a que apresenta por mais tempo altos valores, onde é maior a captura de carbono. Acredita-se que em melhores resoluções, onde se possa controlar a homogeneidade da cobertura vegetal, este parâmetro possa ser utilizado como estimador de produtividade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, L. M. T. de; FRANÇA, G. B. VARIAÇÕES DO PARÂMETRO BIOFÍSICO FAPAR AO LONGO DO ANO E SUA UTILIZAÇÃO NA INDICAÇÃO DA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43770. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43770. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").