AVALIAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS DE ANÁLISE PARA A DETERMINAÇÃO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CORUMBATAÍ (SP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na análise da vulnerabilidade ambiental, vários métodos são propostos e em sua maioria consideram fatores semelhantes, porém com formas de análises diferenciadas. No entanto essas formas diferenciadas de análise podem representar diferenças consideráveis na determinação final da vulnerabilidade. Em virtude disso, este estudo tem como objetivo avaliar a aplicação de três métodos distintos para análise da vulnerabilidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí (SP). Os métodos aplicados foram: Análise Multicriterial, Método com Apoio nos índices de Dissecação do Relevo e Método com Apoio nas Classes de Declividade. Considerando que todos os fatores ambientais analisados têm sua importância, em graus diferenciados, concluiu-se que para a análise ambiental da área selecionada o método que melhor expressou essa participação diferenciada de todos os elementos foi o de Análise Multicriterial.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").