AVALIAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS DE ANÁLISE PARA A DETERMINAÇÃO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CORUMBATAÍ (SP)

Conteúdo do artigo principal

Mayra Fernandes Nobre
Gilberto Jose Garcia

Resumo

Na análise da vulnerabilidade ambiental, vários métodos são propostos e em sua maioria consideram fatores semelhantes, porém com formas de análises diferenciadas. No entanto essas formas diferenciadas de análise podem representar diferenças consideráveis na determinação final da vulnerabilidade. Em virtude disso, este estudo tem como objetivo avaliar a aplicação de três métodos distintos para análise da vulnerabilidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí (SP). Os métodos aplicados foram: Análise Multicriterial, Método com Apoio nos índices de Dissecação do Relevo e Método com Apoio nas Classes de Declividade. Considerando que todos os fatores ambientais analisados têm sua importância, em graus diferenciados, concluiu-se que para a análise ambiental da área selecionada o método que melhor expressou essa participação diferenciada de todos os elementos foi o de Análise Multicriterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NOBRE, M. F.; GARCIA, G. J. AVALIAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS DE ANÁLISE PARA A DETERMINAÇÃO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CORUMBATAÍ (SP). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n2-43677. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43677. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mayra Fernandes Nobre, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Instituto de Geociências e Ciências Exatas-IGCE Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente

Gilberto Jose Garcia, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Instituto de Geociências e Ciências Exatas-IGCE Centro de Análise e Planejamento Ambiental-CEAPLA