A TECNOLOGIA GPS APLICADA À DETECÇÃO DE DESLOCAMENTOS VERTICAIS CAUSADOS POR FORÇAS ESTÃTICAS E DINÂMICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise teórica e experimental do uso do GPS como equipamento de medida de desloca-mento vertical, tanto permanente como de caráter dinâmico. Equipamentos de medição sempre devem apresentar uma medida confiável com uma esperada precisão. Durante os últimos anos muitos esforços foram realizados para estabele-cer métodos de observação, configuração do equipamento e programa de processamento para utilizar o GPS como um equipamento de medida de deslocamentos. As medidas obtidas de deslocamentos horizontais já apresentam precisão de milímetros. Por outro lado, nos deslocamentos resultantes de forças verticais estáticas ou dinâmicas, a precisão ainda permanece na faixa do sub-centímetro. Analisando o modelo da dupla diferença de fase verifica-se que a presença de multicaminhamento das ondas é a principal fonte de degradação das medidas, a maioria em linhas de base curtas. Resul-tados experimentais confirmam a análise, mostrando que degradação está diretamente relacionada com a presença de materiais refletores bem próximos às antenas. Uma investigação mais detalhada através de experimentos em duas situa-ções distintas permitiu a detecção de deslocamentos verticais com precisão milimétrica. Um dos experimentos teve como cenário a atuação de forças estáticas causadas pela água em uma barragem de terra provida de pontos na crista para a fixação de antenas. Experimentos de carga dinâmica foram simulados com a antena de GPS fixada em um osci-lador eletromecânico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHAAL, R. E.; LAROCCA, A. P. C. A TECNOLOGIA GPS APLICADA À DETECÇÃO DE DESLOCAMENTOS VERTICAIS CAUSADOS POR FORÇAS ESTÃTICAS E DINÂMICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n2-44903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44903. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").