A TECNOLOGIA GPS APLICADA À DETECÇÃO DE DESLOCAMENTOS VERTICAIS CAUSADOS POR FORÇAS ESTÁTICAS E DINÂMICAS

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Ricardo Ernesto Schaal
Ana Paula Camargo Larocca

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise teórica e experimental do uso do GPS como equipamento de medida de desloca-mento vertical, tanto permanente como de caráter dinâmico. Equipamentos de medição sempre devem apresentar uma medida confiável com uma esperada precisão. Durante os últimos anos muitos esforços foram realizados para estabele-cer métodos de observação, configuração do equipamento e programa de processamento para utilizar o GPS como um equipamento de medida de deslocamentos. As medidas obtidas de deslocamentos horizontais já apresentam precisão de milímetros. Por outro lado, nos deslocamentos resultantes de forças verticais estáticas ou dinâmicas, a precisão ainda permanece na faixa do sub-centímetro. Analisando o modelo da dupla diferença de fase verifica-se que a presença de multicaminhamento das ondas é a principal fonte de degradação das medidas, a maioria em linhas de base curtas. Resul-tados experimentais confirmam a análise, mostrando que degradação está diretamente relacionada com a presença de materiais refletores bem próximos às antenas. Uma investigação mais detalhada através de experimentos em duas situa-ções distintas permitiu a detecção de deslocamentos verticais com precisão milimétrica. Um dos experimentos teve como cenário a atuação de forças estáticas causadas pela água em uma barragem de terra provida de pontos na crista para a fixação de antenas. Experimentos de carga dinâmica foram simulados com a antena de GPS fixada em um osci-lador eletromecânico.

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Como Citar
SCHAAL, R. E.; LAROCCA, A. P. C. A TECNOLOGIA GPS APLICADA À DETECÇÃO DE DESLOCAMENTOS VERTICAIS CAUSADOS POR FORÇAS ESTÁTICAS E DINÂMICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n2-44903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44903. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo Ernesto Schaal, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica (1967), mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica (1995) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica (1998). Atualmente é professor associado Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomática, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicação do GPS na engenharia civil, engenharia de transportes e informações geográficas..

Ana Paula Camargo Larocca, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Docente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia de Transportes. Possui graduação pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1997), mestrado em pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Área de Concentração: Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio doutoral na University of New Brunswick, Canadá em 2003. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomática, atuando principalmente nos seguintes temas: ; Aplicação de GPS no Monitoramento de Obras Viárias; Projeto Geométrico Rodoviário e Ferroviário; Aplicação da Modelagem Digital para Visualização Tridimensional do Projetos de Vias. Recebeu Prêmio Internacional no Congresso ION GNSS 2004, pelo trabalho na categoria estudante - individual, realizado em Long Beach, CA, Estados Unidos ; Prêmio Internacional, na categoria estudante de país subdesenvolvido, University of Nottigham, Inglaterra, pelo FIG; Prêmio Internacional oferecido pelo Federal Aviation Administration (FAA) do Dept. of Transportation dos EUA em 2010. Participou de 32 eventos científicos, sendo 7 no exterior. Bolsista de Produtividade em Pesquisa -2- desde março de 2010.