VARIABILIDADE ESPACIAL DA FERTILIDADE DO SOLO SOB VEGETAÇÃO NATIVA E USO AGROPECUÁRIO: ESTUDO DE CASO NA MICROBACIA VACA BRAVA - PB

Conteúdo do artigo principal

Antonio Clementino dos Santos
Ignácio Hernan Salcedo

Resumo

Este trabalho foi realizado na Mesorregião do Agreste da Borborema, em área de 1.404 ha, correspondente a Microbacia Vaca Brava, Areia-PB, com o objetivo de avaliar a variabilidade espacial da fertilidade do solo, com a combinação de dados de análise de solo georreferenciados, baseando-se na estratificação do uso em áreas sob exploração agropecuária e vegetação nativa. Foram amostrados 360 pontos com espaçamento irregular, na profundidade de 0 - 20 cm. As propriedades químicas analisadas foram: carbono, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, e pH. Com relação às propriedades físicas foram avaliados a granulometria e densidade do solo. Pela análise descritiva constatou-se que os dados de densidade do solo e pH foram os que menos variaram, enquanto que o fósforo, potássio e magnésio apresentaram as maiores variações (CV = 142, 79 e 66%, respectivamente). As propriedades químicas e físicas mostraram-se influenciados pelo uso do solo, com aumento nos teores no sentido agricultura-floresta. Enquanto que o fósforo disponível a variabilidade ocorreu no sentido contrário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS, A. C.; SALCEDO, I. H. VARIABILIDADE ESPACIAL DA FERTILIDADE DO SOLO SOB VEGETAÇÃO NATIVA E USO AGROPECUÁRIO: ESTUDO DE CASO NA MICROBACIA VACA BRAVA - PB. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n2-43672. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43672. Acesso em: 18 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Clementino dos Santos, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Campus de Araguaína - EMVZ

Ignácio Hernan Salcedo, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Dep. Energia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)