A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69138Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Paulo Freire, Educação popular, PráxisResumo
O legado de Paulo Freire vem sendo fonte de interpretações e ressignificações de educadores/as de diversos componentes curriculares. Nesse sentido, fomos nos aproximando da obra do patrono da educação brasileira e de educadores/as que compartilham a mesma utopia de, por meio da Educação Física Escolar, materializarem práticas político-pedagógicas à luz dos ensinamentos freireanos. A intencionalidade desse movimento dialógico permeado pela pesquisa-participante foi identificar e delinear princípios político-pedagógicos e epistemológicos da Educação Física Escolar à luz da Pedagogia Libertadora. Como caminho percorrido, construímos um coletivo de resistência e utilizamos as narrativas de nossas histórias de vida, o compartilhamento de relatos de experiências e de Cartas Pedagógicas, e o diálogo em Círculos de Cultura. Como considerações, destacamos a possibilidade de construirmos pesquisas contra hegemônicas na Educação Física Escolar, considerando os docentes como intelectuais.
Downloads
Referências
ADAMS, T. Sulear. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 385-387.
APPLE, M. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 1989.
BOROWSKI, E. B. V.; MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, F. (org.). Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: CRV, 2020.
BOSSLE, F. Nosso “inédito viável”: professor de educação física intelectual transformador. In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (org.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 19-34.
BOSSLE, F. et al. “Sulear”: uma perspectiva de orientação epistemológica para pesquisa qualitativa crítica na educação física escolar. In: BOROWSKI, E. B. V.; MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, F. (org.). Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: CRV, 2020. p. 14-33.
BOTÍA, A. B. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada, v. 4, n. 1, p. 1-24, 2002. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412002000100003. Acesso em: 14 maio 2022.
BRACHT, V. Prefácio. In: NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S.; MALDONADO, D. T. (org.). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 11-13.
BRANDÃO, C. R. Círculo de cultura. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 117-119.
BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.). Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.
FIORI, E. M. Prefácio. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1981.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017a.
FREIRE, P. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017b.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história II. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GADOTTI, M. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, 1997. DOI 10.1590/rfe.v23i1-2.59588. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59588. Acesso em: 14 maio 2022.
GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GENTILI, P.; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 15. ed. São Paulo: Vozes, 2015.
GUSTSACK, F. Invasão cultural. STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 389-391.
KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, 1998. DOI 10.1590/S0101-73301998000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qfvGxrH5fhVFSxYmgHPdQyS/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2022.
MALDONADO, D. T. Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos!. Curitiba: CRV, 2020.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (org.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (org.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021.
NEIRA, M. G. Prefácio. In: MALDONADO, D. T. Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos! Curitiba: CRV, 2020.
NÓVOA, A. Universidade e formação docente. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 4, n. 7, p. 129-138, 2000. DOI 10.1590/S1414-32832000000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GvJyMSqMSQQpjvnWcRrHkTQ/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2022.
PALUDO, C. Educação popular. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 236-238.
RIBEIRO, D. Escritora participa da mesa “Feminismos plurais” na Flup. [Entrevista cedida a Thayná Rodrigues]. Portal Geledés, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/djamila-ribeiro-gente-luta-por-uma-sociedade-em-que-as-mulheres-possam-ser-consideradas-pessoas/. Acesso em: 14 maio 2022.
SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, M. S.; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 80-94, 2012. DOI 10.5902/010283085718. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5718. Acesso em: 14 maio 2021.
SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018.
VIEIRA, A. Cartas pedagógicas. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 111-112.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado, Elisabete dos Santos Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.