A construção coletiva de princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69138Palabras clave:
Educação Física Escolar, Paulo Freire, Educação popular, PráxisResumen
O legado de Paulo Freire vem sendo fonte de interpretações e ressignificações de educadores/as de diversos componentes curriculares. Nesse sentido, fomos nos aproximando da obra do patrono da educação brasileira e de educadores/as que compartilham a mesma utopia de, por meio da Educação Física Escolar, materializarem práticas político-pedagógicas à luz dos ensinamentos freireanos. A intencionalidade desse movimento dialógico permeado pela pesquisa-participante foi identificar e delinear princípios político-pedagógicos e epistemológicos da Educação Física Escolar à luz da Pedagogia Libertadora. Como caminho percorrido, construímos um coletivo de resistência e utilizamos as narrativas de nossas histórias de vida, o compartilhamento de relatos de experiências e de Cartas Pedagógicas, e o diálogo em Círculos de Cultura. Como considerações, destacamos a possibilidade de construirmos pesquisas contra hegemônicas na Educação Física Escolar, considerando os docentes como intelectuais.
Descargas
Citas
ADAMS, T. Sulear. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 385-387.
APPLE, M. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 1989.
BOROWSKI, E. B. V.; MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, F. (org.). Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: CRV, 2020.
BOSSLE, F. Nosso “inédito viável”: professor de educação física intelectual transformador. In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (org.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 19-34.
BOSSLE, F. et al. “Sulear”: uma perspectiva de orientação epistemológica para pesquisa qualitativa crítica na educação física escolar. In: BOROWSKI, E. B. V.; MEDEIROS, T. N.; BOSSLE, F. (org.). Por uma perspectiva crítica na educação física escolar: ensaiando possibilidades. Curitiba: CRV, 2020. p. 14-33.
BOTÍA, A. B. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada, v. 4, n. 1, p. 1-24, 2002. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412002000100003. Acesso em: 14 maio 2022.
BRACHT, V. Prefácio. In: NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S.; MALDONADO, D. T. (org.). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 11-13.
BRANDÃO, C. R. Círculo de cultura. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 117-119.
BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (org.). Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.
FIORI, E. M. Prefácio. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1981.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017a.
FREIRE, P. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017b.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história II. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GADOTTI, M. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, 1997. DOI 10.1590/rfe.v23i1-2.59588. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59588. Acesso em: 14 maio 2022.
GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
GENTILI, P.; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 15. ed. São Paulo: Vozes, 2015.
GUSTSACK, F. Invasão cultural. STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 389-391.
KUENZER, A. Z. A formação de educadores no contexto das mudanças no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, 1998. DOI 10.1590/S0101-73301998000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qfvGxrH5fhVFSxYmgHPdQyS/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2022.
MALDONADO, D. T. Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos!. Curitiba: CRV, 2020.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (org.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (org.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021.
NEIRA, M. G. Prefácio. In: MALDONADO, D. T. Professores e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos! Curitiba: CRV, 2020.
NÓVOA, A. Universidade e formação docente. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 4, n. 7, p. 129-138, 2000. DOI 10.1590/S1414-32832000000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GvJyMSqMSQQpjvnWcRrHkTQ/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2022.
PALUDO, C. Educação popular. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 236-238.
RIBEIRO, D. Escritora participa da mesa “Feminismos plurais” na Flup. [Entrevista cedida a Thayná Rodrigues]. Portal Geledés, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/djamila-ribeiro-gente-luta-por-uma-sociedade-em-que-as-mulheres-possam-ser-consideradas-pessoas/. Acesso em: 14 maio 2022.
SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, M. S.; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 80-94, 2012. DOI 10.5902/010283085718. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5718. Acesso em: 14 maio 2021.
SOUSA, C. A.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (org.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018.
VIEIRA, A. Cartas pedagógicas. In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 111-112.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado, Elisabete dos Santos Freire
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.