Os impactos da pobreza na educação
uma análise a respeito da exclusão social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-64994Palabras clave:
Desigualdade social, Educação, Pobreza, Questão socialResumen
Este artigo problematiza os impactos da pobreza na educação de crianças e adolescentes, analisando as causalidades da exclusão social. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e utiliza um questionário semiestruturado para a coleta de dados junto a cinco professoras de uma escola pública do município de Serra-ES. Como resultado, observa-se que essas docentes compreendem a pobreza e a exclusão social como um obstáculo na educação de crianças e adolescentes e percebem a necessidade de uma política pública eficaz voltada para a educação dos menos favorecidos. Entretanto, algumas dessas profissionais ainda não se despertaram como agentes sociais envolvidas para essa intervenção, explicitando em suas respostas que não se veem imbricadas com questões que vão além do ato de ensinar os conteúdos clássicos disciplinares, revelando-se alheias à realidade dos estudantes.
Descargas
Citas
ARROYO, M. G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.
ARROYO, M. G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out./dez. 2010. Doi: 10.1590/S0101-73302010000400017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/WGyPfcRb7yFJPmFsj5pSxPx/?lang=pt. Acesso em: 7 jun. 2021.
ARROYO, M. G. Módulo introdutório: pobreza, desigualdades e educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/intro.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jun. 2021.
FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Porto Alegre: Globo, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
HERKENHOFF, J. B. Como funciona a cidadania. 2. ed. Manaus: Valer, 2001.
IAMAMOTO, M. V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no serviço social brasileiro. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014. Doi: 10.1590/0101-6628.001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/t7jmcDg9vPQG3bhmz3WTPCs/?lang=pt. Acesso em: 7 jun. 2021.
LEITE, L. H. A. Módulo III: Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/modulo3.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.
PAULO NETTO, J. Cinco notas a propósito da “questão social”. Temporalis, Brasília, DF, n. 3, jan./jul. 2001.
PEREIRA, P. A. P. A questão social e as transformações das políticas sociais: respostas do Estado e da sociedade civil. SER Social, Brasília, DF, n. 6, p. 119-132, 2009. Doi: 0.26512/ser_social.v0i6.12852. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12852. Acesso em: 7 jun. 2021.
REGO, W.; PINZANI, A. Módulo I: pobreza e cidadania. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/modulo1.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.
ROCHA, S. Pobreza no Brasil: afinal, de que se trata? 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
SANTOS, G. R. C. M.; MOLINA, N. L.; DIAS, V. F. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Intersaberes, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA, M. O. S. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Katálysis, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 155-163, jul./dez. 2010. Doi: 10.1590/S1414-49802010000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/8BFXyRfRdVDYkLvvgKdMwxQ/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2022.
TELLES, V. S. Pobreza e cidadania. São Paulo: Editora 34, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Alessandra Ribeiro Lima, Rainei Rodrigues Jadejiski, Maurício Valeriano Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.