Os impactos da pobreza na educação

uma análise a respeito da exclusão social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64994

Palabras clave:

Desigualdade social, Educação, Pobreza, Questão social

Resumen

Este artigo problematiza os impactos da pobreza na educação de crianças e adolescentes, analisando as causalidades da exclusão social. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e utiliza um questionário semiestruturado para a coleta de dados junto a cinco professoras de uma escola pública do município de Serra-ES. Como resultado, observa-se que essas docentes compreendem a pobreza e a exclusão social como um obstáculo na educação de crianças e adolescentes e percebem a necessidade de uma política pública eficaz voltada para a educação dos menos favorecidos. Entretanto, algumas dessas profissionais ainda não se despertaram como agentes sociais envolvidas para essa intervenção, explicitando em suas respostas que não se veem imbricadas com questões que vão além do ato de ensinar os conteúdos clássicos disciplinares, revelando-se alheias à realidade dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Ribeiro Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; pedagoga e professora da Educação Infantil na rede municipal de educação de Serra, Espírito Santo, Brasil.

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenador pedagógico da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil.

Maurício Valeriano Gomes, Centro Universitário Internacional Uninter

Graduando em História no Centro Universitário Internacional Uninter, Espírito Santo, Brasil.

Citas

ARROYO, M. G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.

ARROYO, M. G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out./dez. 2010. Doi: 10.1590/S0101-73302010000400017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/WGyPfcRb7yFJPmFsj5pSxPx/?lang=pt. Acesso em: 7 jun. 2021.

ARROYO, M. G. Módulo introdutório: pobreza, desigualdades e educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/intro.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jun. 2021.

FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Porto Alegre: Globo, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

HERKENHOFF, J. B. Como funciona a cidadania. 2. ed. Manaus: Valer, 2001.

IAMAMOTO, M. V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no serviço social brasileiro. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014. Doi: 10.1590/0101-6628.001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/t7jmcDg9vPQG3bhmz3WTPCs/?lang=pt. Acesso em: 7 jun. 2021.

LEITE, L. H. A. Módulo III: Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/modulo3.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.

PAULO NETTO, J. Cinco notas a propósito da “questão social”. Temporalis, Brasília, DF, n. 3, jan./jul. 2001.

PEREIRA, P. A. P. A questão social e as transformações das políticas sociais: respostas do Estado e da sociedade civil. SER Social, Brasília, DF, n. 6, p. 119-132, 2009. Doi: 0.26512/ser_social.v0i6.12852. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12852. Acesso em: 7 jun. 2021.

REGO, W.; PINZANI, A. Módulo I: pobreza e cidadania. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/modulo1.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.

ROCHA, S. Pobreza no Brasil: afinal, de que se trata? 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

SANTOS, G. R. C. M.; MOLINA, N. L.; DIAS, V. F. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Intersaberes, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, M. O. S. Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando e problematizando a realidade brasileira. Katálysis, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 155-163, jul./dez. 2010. Doi: 10.1590/S1414-49802010000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/8BFXyRfRdVDYkLvvgKdMwxQ/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2022.

TELLES, V. S. Pobreza e cidadania. São Paulo: Editora 34, 2001.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

LIMA, A. R.; JADEJISKI, R. R.; GOMES, M. V. Os impactos da pobreza na educação: uma análise a respeito da exclusão social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 36–53, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64994. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64994. Acesso em: 21 nov. 2024.