Educação Popular em Saúde

concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56014

Palabras clave:

Educação Popular em Saúde, Saúde coletiva, Agir em saúde, Movimentos sociais, Trabalho em saúde, Formação em saúde, Trabalho social

Resumen

No seio das iniciativas da área da saúde, a educação popular configura um trabalho social, no qual o agir é orientado pelo diálogo, no compartilhamento de conhecimentos comprometidos com a transformação social, assentada em utopias como direitos iguais para todos, emancipação humana, social e material. A cada dia, qualifica-se a produção teórica e prática provinda das experiências de Educação Popular em Saúde (EPS). Assim, vai se evidenciando um campo teórico como uma teoria do trabalho social em saúde; uma concepção alçada à epistemologia, possuidora de princípios éticos, teóricos e metodológicos. No presente ensaio, compartilharemos reflexões sobre a EPS, apontando provocações com o intuito de alimentar o debate e o pensamento autoavaliativo dos protagonistas dos movimentos e das práticas de EPS em todo o país ante os exigentes desafios da próxima década. Dentre os aspectos desenvolvidos, destacam-se: a centralidade da insistência na promoção e no aprimoramento da participação popular no agir cotidiano em saúde; a dimensão ética, política e epistemológica da EPS para o agir em saúde; a necessidade de transcender o metodologicismo; e a EPS diante do ultraliberalismo e do ultraconservadorismo na sociedade e nos espaços públicos

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Biografía del autor/a

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas na mesma instituição; integrante do GT EPS/ABRASCO.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará; Brasil; professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO.

Vanderleia Laodete Pulga, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO.

Aline Maria Batista Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora do Departamento de Serviço Social do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Campus I da mesma instituição; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS). 

Volmir José Brutscher, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, Brasil.

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

CRUZ, P. J. S. C. .; SILVA, M. R. F. da .; PULGA, V. L. .; MACHADO, A. M. B.; BRUTSCHER, V. J. Educação Popular em Saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 6–28, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56014. Acesso em: 22 nov. 2024.

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