Potencialidades do agir crítico em Nutrição na Atenção Primária à Saúde a partir da perspectiva da Educação Popular

algumas reflexões

Autores

  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45946

Palavras-chave:

Nutrição, Educação Popular, Atenção Primária à Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde

Resumo

As experiências de agir crítico em Nutrição Social vêm configurando contraponto prático e epistemológico para as ações de educação alimentar e nutricional que se pautam pelo tecnicismo e pela transmissão vertical de informações com foco no conhecimento do especialista. Este ensaio constitui exercício reflexivo sobre esse agir, tendo como horizonte práticas na Atenção Primária à Saúde (APS). Contextualizamos historicamente esse agir e apontamos as vivências cotidianas na realidade social como caminho na Nutrição em APS. Problematizamos que esse agir pressupõe, dentre suas dimensões, engajamento e compromisso com a realidade social, tendo como referencial tanto a construção de vínculos e diálogos interculturais, como o enfrentamento ao capitalismo. Esse agir perpassa uma abordagem multifacetada da ciência da Nutrição, compreendendo a alimentação como prática social, cultural e plena de sentidos nas vidas das pessoas e das coletividades.

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Biografia do Autor

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

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Publicado

12-06-2019

Como Citar

CRUZ, P. J. S. C. Potencialidades do agir crítico em Nutrição na Atenção Primária à Saúde a partir da perspectiva da Educação Popular: algumas reflexões. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 10–23, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45946. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45946. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

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