"As vozes de quem faz a saúde da família no sertão cearense"
produção de um cordel como estratégia de educação popular em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-69991Palavras-chave:
Educação Popular em Saúde, Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Círculo de cultura, Literatura de CordelResumo
Este artigo apresenta um estudo realizado com os/as trabalhadores/as da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Ibicuitinga/CE. Objetivou sistematizar a apresentação de espaços coletivos de escuta, fala e reflexão crítica desses/as trabalhadores/as acerca do fazer deles/as na saúde da família e nas práticas educativas em saúde do território. O estudo é do tipo pesquisa ação e possui natureza qualitativa. Para a coleta dos dados, foram utilizados o círculo de conversação e o círculo de cultura como ferramentas metodológicas da educação popular. O estudo possibilitou aos/às trabalhadores/as fazer uma leitura crítica da atuação deles/as na estratégia de saúde da família, além de pensar e propor soluções para o enfrentamento das situações-limite identificadas na produção do inédito-viável. A literatura de cordel emergiu como tecnologia educativa capaz de promover uma aproximação dos sujeitos e dos resultados da pesquisa por meio de uma linguagem da cultura popular, retratando a realidade com leveza e criatividade. As vozes dos/as trabalhadores/as expressam seus desejos e a capacidade material de realização de mudanças para a constituição de uma atenção básica à saúde forte e resolutiva.
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