Reunir, compartilhar, perceber, agir

um relato de experiência do Observatório de Educação Popular em Saúde e realidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-67314

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Saúde Coletiva, Movimentos sociais, Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Reconhecendo a importância da discussão em saúde coletiva pela ótica da educação popular (EP), em um crítico cenário derivado da COVID-19 e do desgoverno, este relato de experiência explora as vivências no Observatório de Educação Popular em Saúde e a Realidade Brasileira. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB), que intenta propagar a EP e reunir seus atores. Foram realizados sete encontros, sendo trabalhados temas como: “A conjuntura brasileira atual e os Princípios da Educação Popular e sua filosofia para a construção dos caminhos metodológicos das práticas”, “Soberania Alimentar como movimento da humanidade e civilidade: qual o papel da educação popular em saúde?”, “Processos de eugenia no Brasil e suas consequências na saúde, educação, justiça e equidade”, “O mundo e as suas mudanças: o lugar e o papel da educação popular em saúde” e “Educação Popular em Saúde: caminhos e alternativas para experiências e práticas”. Essa vivência promoveu reflexões acerca da atual conjuntura, resgatando conceitos fundantes da EP e percepções valiosas em seus encontros, além de ter demonstrado as potencialidades no uso dos ambientes virtuais como auxiliares na metodologia dialética da EP.

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Biografia do Autor

  • Pedro Nascimento Araujo Brito, Universidade Federal da Paraíba

    Graduando em Medicina na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

  • Felipe Marques da Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Graduando em Fisioterapia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

  • Anailza dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

  • José Carlos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; coordenador geral da gestão do trabalho do Ministério da Saúde de Moçambique; membro do Grupo Saúde da População Negra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED).

  • Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas na mesma instituição;  líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/CNPq/UFPB); membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

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Publicado

05-11-2022

Como Citar

BRITO, Pedro Nascimento Araujo; SILVA, Felipe Marques da; SILVA, Anailza dos Santos; SILVA, José Carlos da; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Reunir, compartilhar, perceber, agir: um relato de experiência do Observatório de Educação Popular em Saúde e realidade brasileira. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 101–116, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-67314. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67314. Acesso em: 30 abr. 2025.

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