Uso de mandalas formativas no processo ensino-aprendizagem remoto

relato de experiência à luz da pedagogia freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61042

Palavras-chave:

Educação, Ensino em saúde, Ensino remoto, Mandalas, Paulo Freire

Resumo

O contexto proporcionado pela COVID-19 trouxe modificações em múltiplas áreas, especialmente na educação, em que professores necessitaram de diversos recursos para desenvolverem atividades de forma remota, a exemplo das mandalas que, no ensino em saúde, configuram-se como as dobras e brechas que se abrem na concepção de formação e produção de conhecimento. Este estudo objetiva descrever a experiência do uso de mandalas formativas no ensino remoto à luz da pedagogia freiriana. Trata-se de um relato de experiência vivenciado a partir de uma disciplina ministrada em um programa de saúde coletiva de uma universidade do nordeste brasileiro durante os meses de agosto e setembro de 2020. A disciplina contou com nove encontros virtuais, sendo que em três deles foram utilizadas as mandalas como estratégia de ensino. As mandalas demonstraram-se relevantes ao processo ensino-aprendizagem, oportunizando momentos de debates e reflexões com os conceitos nela imbricados, apresentando peculiaridades e diferenciando-se umas das outras pelas suas características. Por meio delas tornou-se possível externalizar sentimentos, saberes, experiências acadêmicas e profissionais, além do atravessamento com a pedagogia freiriana. Faz-se necessário que experiências como essa sejam divulgadas nos diversos cenários de ensino, propagando estratégias que sejam facilitadoras da aprendizagem com reflexão e compromisso de transformação da(s) realidade(s).

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Biografia do Autor

Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Brasil.

Rafael Bezerra Duarte, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor no Centro Universitário Vale do Salgado, Ceará, Brasil.

Lorrainy da Cruz Solano, Prefeitura Municipal de Mossoró

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Brasil; enfermeira assistencial da Prefeitura Municipal de Mossoró, Ceará, Brasil.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora adjunta do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco.

 

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

MARINHO, M. N. A. de S. B. .; DUARTE, R. B. .; SOLANO, L. da C. .; SILVA, M. R. F. da. Uso de mandalas formativas no processo ensino-aprendizagem remoto: relato de experiência à luz da pedagogia freireana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 366–382, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61042. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61042. Acesso em: 2 nov. 2024.

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