Mandalas formativas no ensino da educação popular em saúde
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-58418Palavras-chave:
Saúde pública, Educação Popular, Materiais de ensinoResumo
A educação popular em saúde (EPS) é um campo primordial para as discussões em saúde coletiva, pois aponta caminhos para o distanciamento de um ensino tradicional. Assim, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da utilização de mandalas formativas no ensino da EPS no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UECE. As mandalas foram meios de compartilhamento de saberes, fomentando discussões sobre educação popular. As palavras nelas inseridas foram agrupadas de acordo com as dimensões presentes no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. As vivências de confecção e apresentação das mandalas despertaram sentimentos, ampliaram visões, fomentaram a interdisciplinaridade e o diálogo, promovendo a troca de saberes entre diferentes sujeitos de diversas formações. Conclui-se que, metodologias ativas, permeadas pelos ideais freireanos, são um importante caminho na formação de sanitaristas.
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