Mandalas formativas no ensino da educação popular em saúde

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-58418

Palavras-chave:

Saúde pública, Educação Popular, Materiais de ensino

Resumo

A educação popular em saúde (EPS) é um campo primordial para as discussões em saúde coletiva, pois aponta caminhos para o distanciamento de um ensino tradicional. Assim, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da utilização de mandalas formativas no ensino da EPS no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UECE. As mandalas foram meios de compartilhamento de saberes, fomentando discussões sobre educação popular. As palavras nelas inseridas foram agrupadas de acordo com as dimensões presentes no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. As vivências de confecção e apresentação das mandalas despertaram sentimentos, ampliaram visões, fomentaram a interdisciplinaridade e o diálogo, promovendo a troca de saberes entre diferentes sujeitos de diversas formações. Conclui-se que, metodologias ativas, permeadas pelos ideais freireanos, são um importante caminho na formação de sanitaristas.

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Biografia do Autor

Samir Gabriel Vasconcelos Azevedo, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE/UECE).

Victor Hugo Santos de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Atividade Física, Saúde e Escola (UECE).

Débora Brenda Carneiro de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Saúde Pública na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Trabalho Educação Popular e Saúde da Abrasco.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

AZEVEDO, S. G. V.; CASTRO, V. H. S. de; SOUZA, D. B. C. de; SILVA, M. R. F. da. Mandalas formativas no ensino da educação popular em saúde: relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 258–270, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-58418. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/58418. Acesso em: 12 nov. 2024.

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