Perspectivas teóricas sobre a educação e sua função social sob uma visão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74265

Palavras-chave:

Educação básica, Educação do campo, Função social, Nucleação, Sociedade

Resumo

Este texto apresenta contribuições teóricas que estimulam reflexões acerca da função social da educação e discutem a hegemonia cultural que afeta os ideais de uma educação libertadora e transformadora para sujeitos e realidades campesinas. O aporte teórico central deste artigo destaca os principais autores: Caldart (2008; 2020), Arroyo (2007; 2009; 2024), Freire (1967; 1981; 1987; 1988; 1996), Mészáros (2008) and Gramsci (1988; 1999; 2000). Esses autores convergem na defesa de uma educação que considere os sujeitos dentro de seus contextos, enraizamentos culturais e modos de vida, visando à formação humana. O percurso metodológico baseia-se na revisão teórica da pesquisa qualitativa em educação proposta por Lüdke e André (1986), a fim de discutir a educação e sua função social, seguida de reflexões acerca da educação do campo e a função social das escolas de comunidades campesinas. Para uma compreensão mais aprofundada, analisou-se a concepção de educação influenciada pelo sistema capitalista, a fim de melhor entender os processos educacionais em curso e os conflitos resultantes das ações do sistema neoliberal nas comunidades que possuem escolas nucleadas. Este artigo se limita ao debate crítico sobre o sistema educacional vigente, que resulta no fechamento das escolas campesinas, reafirmando a necessidade de romper com a lógica do capital.

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Biografia do Autor

Juliana Maria Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ensino, Educação e Formação de Professores na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, Brasil; professora da rede municipal de educação de Castelo, Espírito Santo, Brasil.

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; secretária executiva na mesma instituição, Campus de Alegre, Brasil; participante do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq).

Ana Cláudia Hebling Meira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora associada I na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

DALVI, J. M.; OLIVEIRA, J. C. de; MEIRA, A. C. H. Perspectivas teóricas sobre a educação e sua função social sob uma visão crítica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 320–339, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74265. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74265. Acesso em: 8 nov. 2024.