Pesquisas sobre alfabetização no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.74377

Palabras clave:

Alfabetização, Dossiê temático, Pesquisas

Resumen

Em 2024, a Revista “Olhares & Trilhas”,  do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), divulga, excepcionalmente, em seu volume vinte e seis, dois números com artigos referentes ao dossiê temático “Pesquisas sobre alfabetização no Brasil”. Este primeiro número contém um conjunto de sete artigos, apresentando pesquisas com temáticas e abordagens teórico-metodológicas diversas, mas todas dentro do campo do ensino e da aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Ajunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Citas

BETTONI, Melissa; CRISTINE, Francine Cristine. Perfil cognitivo-linguístico de crianças com dificuldade na alfabetização que buscaram avaliação em uma clínica escola. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71739. Acesso em: 30 jun. 2024.

DIAS, Ana Raquel Costa. Benedicta Stahl Sodré e sua proposta de alfabetização rápida: em foco a Cartilha Sodré. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-17, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72977. Acesso em: 30 jun. 2024.

GIOVANI, Fabiana. O processo de alfabetização sob a ótica discursiva. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73216. Acesso em: 30 jun. 2024.

KAPPI, Ramona Graciela Alves de Melo; MELLO, Darlize Teixeira de; ALVES, Bárbara dos Santos. O programa Tempo de Aprender e as produções acadêmicas: proposta de formação docente com controvérsias no campo da alfabetização no Brasil. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-23, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73589. Acesso em: 30 jun. 2024.

KUSS, Paulo Fernando; SALETE, Maria; HENRIQUES, Renato Ventura Bayan. Avaliação do uso de uma tecnologia sem fio para o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças com defasagem de aprendizagem do sistema de escrita devido à pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73348. Acesso em: 30 jun. 2024.

LACERDA, Mitsi Pinheiro de. A alfabetização e o texto. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72256. Acesso em: 30 jun. 2024.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Alfabetização no Brasil, o estado do conhecimento: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Alfabetização, Florianópolis: Udesc, 2021. v. 1. p. 1-11.

SILVA, Niele Rosa Pereira da; SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos. A contação de histórias como prática alfabetizadora na promoção da aprendizagem inicial da modalidade escrita da língua. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73317. Acesso em: 30 jun. 2024.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP; Santiago: REDUC, 1989.

SOARES, Magda. Pesquisa em Educação no Brasil – continuidades e mudanças. Um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 393-417, jul./dez. 2006.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

MACIEL, F. I. P.; ROCHA, J. G. Pesquisas sobre alfabetização no Brasil . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–5, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.74377. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74377. Acesso em: 22 nov. 2024.