Pesquisas sobre alfabetização no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.74377Palabras clave:
Alfabetização, Dossiê temático, PesquisasResumen
Em 2024, a Revista “Olhares & Trilhas”, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU), divulga, excepcionalmente, em seu volume vinte e seis, dois números com artigos referentes ao dossiê temático “Pesquisas sobre alfabetização no Brasil”. Este primeiro número contém um conjunto de sete artigos, apresentando pesquisas com temáticas e abordagens teórico-metodológicas diversas, mas todas dentro do campo do ensino e da aprendizagem iniciais da leitura e da escrita.
Descargas
Citas
BETTONI, Melissa; CRISTINE, Francine Cristine. Perfil cognitivo-linguístico de crianças com dificuldade na alfabetização que buscaram avaliação em uma clínica escola. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71739. Acesso em: 30 jun. 2024.
DIAS, Ana Raquel Costa. Benedicta Stahl Sodré e sua proposta de alfabetização rápida: em foco a Cartilha Sodré. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-17, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72977. Acesso em: 30 jun. 2024.
GIOVANI, Fabiana. O processo de alfabetização sob a ótica discursiva. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73216. Acesso em: 30 jun. 2024.
KAPPI, Ramona Graciela Alves de Melo; MELLO, Darlize Teixeira de; ALVES, Bárbara dos Santos. O programa Tempo de Aprender e as produções acadêmicas: proposta de formação docente com controvérsias no campo da alfabetização no Brasil. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-23, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73589. Acesso em: 30 jun. 2024.
KUSS, Paulo Fernando; SALETE, Maria; HENRIQUES, Renato Ventura Bayan. Avaliação do uso de uma tecnologia sem fio para o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças com defasagem de aprendizagem do sistema de escrita devido à pandemia de Covid-19. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73348. Acesso em: 30 jun. 2024.
LACERDA, Mitsi Pinheiro de. A alfabetização e o texto. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72256. Acesso em: 30 jun. 2024.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Alfabetização no Brasil, o estado do conhecimento: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Alfabetização, Florianópolis: Udesc, 2021. v. 1. p. 1-11.
SILVA, Niele Rosa Pereira da; SANTOS, Gisele Abreu Lira Corrêa dos. A contação de histórias como prática alfabetizadora na promoção da aprendizagem inicial da modalidade escrita da língua. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73317. Acesso em: 30 jun. 2024.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP; Santiago: REDUC, 1989.
SOARES, Magda. Pesquisa em Educação no Brasil – continuidades e mudanças. Um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 393-417, jul./dez. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.