Jogos colaborativos e escredocência como caminhos para ressignificar a aprendizagem matemática no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.78388Palavras-chave:
Ressignificação, Formação docente, Jogos colaborativos, Escredocência, Educação matemática críticaResumo
Historicamente marcada por práticas transmissivas e alheias às experiências de estudantes, a matemática escolar tem sido fonte de ansiedade e desengajamento, sobretudo em contextos nos quais o erro é tratado como fracasso. Nesse cenário, esta pesquisa busca compreender como a articulação entre jogos colaborativos e escredocência pode reconfigurar a relação de estudantes com a matemática e mobilizar deslocamentos na prática docente. Apoiado na abordagem da pesquisa-ação colaborativa e orientado por referenciais da educação matemática crítica, o estudo foi desenvolvido com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola municipal localizada no Vale do Paraíba (SP), envolvendo entrevistas, oficinas lúdicas e escrita reflexiva. Os resultados apontam que os jogos, por favorecerem a colaboração e o raciocínio criativo, estimulam o engajamento dos alunos, enquanto a escredocência constitui um espaço de escuta e reinvenção da prática. A integração entre essas estratégias contribui para tornar a aprendizagem mais dialógica e situada, fortalecendo a autoria docente e o vínculo dos estudantes com o saber matemático. Na prática, para as escolas, a proposta oferece subsídios ao planejamento colaborativo e ao letramento docente, com diretrizes para adaptação a diferentes turmas sem perder a intencionalidade pedagógica.
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