FÓRUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Luciana Soares Muniz Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.11-23

Palavras-chave:

Fórum de Classe, Avaliação, Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e dialogar sobre uma proposta de avaliação qualitativa desenvolvida no âmbito da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se da realização dos Fóruns de Classe nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Fórum de Classe consiste em uma proposta de avaliação qualitativa que tem por princípio propiciar ao aluno um momento de aprendizagem, de experiência do exercício de cidadania, viabilizando uma avaliação de si, do outro e do contexto circundante, bem como aprender a ser avaliado, a ouvir e a debater sobre questões vividas no cotidiano escolar, proporcionando apontar possíveis soluções. Com efeito, tal proposta busca unir a aprendizagem dos conteúdos com o desenvolvimento integral do aluno, tendo em vista suas emoções. Portanto, nela estarão envolvidos os professores que atuam com a turma, alunos, equipe da gestão escolar e equipe da Psicologia Escolar, os Fóruns de Classe possuem uma estrutura e uma organização que viabilizava e concretizava uma proposta coletiva em que todos os envolvidos exercem a dialogicidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003 (Coleção Cotidiano Escolar).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 22. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

MUNIZ, Luciana Soares. O Fórum de Classe na escola pública: significados e práticas direcionados à construção de uma coletividade. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

RIZZOTTO, Denize Campos; CARLETO, Eliana Aparecida; MUNIZ, Luciana Soares. Fóruns de Avaliação Qualitativa: uma proposta de avaliação na Eseba. Anais do II Seminário de Pesquisa do NUPEPE Uberlândia/MG. p. 503-510 21 e 22 de maio 2010. Disponível em: <http://www.eseba.ufu.br/arquivos/anais/trabalhos_Completos/Eixo_2/Denise_Rizotto_-_FORUNS_DE_AVALIACAO_QUALITATIVA.pdf> Acesso em: 01ago. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Eseba. Fórum de classe set. 2003 – 2004 – 11 – 27. Uberlândia, [2005]c. Coletânea de documentos referentes ao Fórum de Classe da ESEBA.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2003. v. 6. (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

MUNIZ, L. S. FÓRUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 11–23, 2017. DOI: 10.14393/ot2016axixn1.11-23. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/31292. Acesso em: 5 nov. 2024.