Ensino-Aprendizagem on-line de inglês para/na Terceira Idade:
Experiências virtuais de (re)conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v41-2025-2Palavras-chave:
ensino-aprendizagem on-line, língua estrangeira, terceira idadeResumo
O ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para idosos mediado pelas tecnologias é um campo pouco explorado em trabalhos científicos no Brasil. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, aborda princípios teórico-metodológicos sobre ações educacionais de línguas para o público idoso e experiências de (re)conhecimento de pessoas velhas no papel de aprendizes de inglês em um curso on-line. Realizada durante a pandemia de COVID-19, a pesquisa-ação contou com variados instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, diários reflexivos da professora-pesquisadora, entrevistas, gravações das aulas e interações no WhatsApp, e levanta importantes questões relacionadas a aspectos humanos e técnicos que foram considerados para a adaptações de estratégias pedagógicas. Os resultados apontaram para diferentes perspectivas dos participantes sobre o conhecimento gerontológico do professor e foi possível reconhecer que os aprendizes da Terceira Idade puderam prosseguir e ressignificar seu processo de aprendizagem da língua somado ao indispensável desenvolvimento de habilidades e competências digitais.
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