Ensino-Aprendizagem on-line de inglês para/na Terceira Idade:

Experiências virtuais de (re)conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v41-2025-2

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem on-line, língua estrangeira, terceira idade

Resumo

O ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para idosos mediado pelas tecnologias é um campo pouco explorado em trabalhos científicos no Brasil. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, aborda princípios teórico-metodológicos sobre ações educacionais de línguas para o público idoso e experiências de (re)conhecimento de pessoas velhas no papel de aprendizes de inglês em um curso on-line. Realizada durante a pandemia de COVID-19, a pesquisa-ação contou com variados instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, diários reflexivos da professora-pesquisadora, entrevistas, gravações das aulas e interações no WhatsApp, e levanta importantes questões relacionadas a aspectos humanos e técnicos que foram considerados para a adaptações de estratégias pedagógicas. Os resultados apontaram para diferentes perspectivas dos participantes sobre o conhecimento gerontológico do professor e foi possível reconhecer que os aprendizes da Terceira Idade puderam prosseguir e ressignificar seu processo de aprendizagem da língua somado ao indispensável desenvolvimento de habilidades e competências digitais.

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Biografia do Autor

  • Vivian Nádia Ribeiro de Moraes-Caruzzo, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP)

    Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Professora colaboradora no Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil; vivian.moraes@unesp.br;  https://orcid.org/0000-0002-1022-6885 



  • Sandra Mari Kaneko-Marques, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
    Doutorado em Estudos Linguísticos. Professora do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil; sandra.kaneko@unesp.br; http://orcid.org/0000-0002-4755-53752  

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Publicado

25-11-2025

Edição

Seção

Envelhecimento na Contemporaneidade: desafios e potencialidades

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Como Citar

Ensino-Aprendizagem on-line de inglês para/na Terceira Idade:: Experiências virtuais de (re)conhecimento. Letras & Letras, Uberlândia, v. 41, n. único, p. p. 1–20 | e04102, 2025. DOI: 10.14393/LL63-v41-2025-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/75058. Acesso em: 7 dez. 2025.

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