Thinking and doing otherwise with ELLA

A virtual laboratory for EFL learning

Autores

  • Cristiane Brito UFU
  • Simone Tiemi Hashiguti
  • Giselly Tiago Ribeiro Amado
  • Isabella Zaiden Zara Fagundes
  • Fabiano Silvério Ribeiro Alves

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-11

Palavras-chave:

Conversação em inglês como língua estrangeira, Tecnologia de linguagem, Linguística Aplicada Crítica, Cuidado, Dignidade

Resumo

Este artigo discute como uma abordagem crítica ao ensino de idiomas está sendo traduzida em conteúdo e programação computacional para criação de um laboratório virtual para aprender inglês como língua estrangeira. O laboratório compreende material didático, tais como videoaulas, animações e exercícios, e um sistema de inteligência artificial que fornece feedback aos usuários. Começamos explicando o contexto em que o laboratório foi concebido e seus objetivos. Seguimos com uma discussão sobre nossa abordagem crítica no ensino e aprendizagem de idiomas. Em seguida, descrevemos alguns de seus conteúdos e listamos as aplicações da inteligência artificial em laboratório. No final, apontamos desenvolvimentos futuros para pesquisas. O laboratório ainda está sendo desenvolvido e é um projeto de inovação financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

BRITO, C.; TIEMI HASHIGUTI, S. .; TIAGO RIBEIRO AMADO, G. .; ZAIDEN ZARA FAGUNDES, I. .; SILVÉRIO RIBEIRO ALVES, F. . Thinking and doing otherwise with ELLA: A virtual laboratory for EFL learning. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 223–245, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49537. Acesso em: 22 dez. 2024.