No armário da/pela língua
Entre a colonialidade da sexualidade e a educação linguística
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-19Palavras-chave:
Análise de Discurso, Sexualidades, Colonialidade, Subjetividade, Ensino de língua estrangeiraResumo
A colonialidade constitui-se de hierarquizações valorativas dos indivíduos com base em certos padrões, como os socialmente cristalizados pela heteronormatividade. Neste texto, compreendendo a inerência sujeito-língua, objetivo-me a demonstrar como a colonialidade da sexualidade produz efeitos na educação linguística. Para isso, faço uma autoetnografia da minha relação com a língua inglesa, como língua estrangeira, e, fundamentado em pressupostos da Análise de Discurso materialista, reflito sobre as resistências à inscrição linguística que um sujeito marcado colonialmente quanto à sexualidade pode desenvolver no processo de aprendizagem. Portanto, este texto materializa a necessidade de desenvolver estudos sobre marcas coloniais no campo da Linguística Aplicada, como aquelas reiteradas pela colonialidade da sexualidade.
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