No armário da/pela língua

Entre a colonialidade da sexualidade e a educação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-19

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Sexualidades, Colonialidade, Subjetividade, Ensino de língua estrangeira

Resumo

A colonialidade constitui-se de hierarquizações valorativas dos indivíduos com base em certos padrões, como os socialmente cristalizados pela heteronormatividade. Neste texto, compreendendo a inerência sujeito-língua, objetivo-me a demonstrar como a colonialidade da sexualidade produz efeitos na educação linguística. Para isso, faço uma autoetnografia da minha relação com a língua inglesa, como língua estrangeira, e, fundamentado em pressupostos da Análise de Discurso materialista, reflito sobre as resistências à inscrição linguística que um sujeito marcado colonialmente quanto à sexualidade pode desenvolver no processo de aprendizagem. Portanto, este texto materializa a necessidade de desenvolver estudos sobre marcas coloniais no campo da Linguística Aplicada, como aquelas reiteradas pela colonialidade da sexualidade.

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Biografia do Autor

San Thiago de Araújo, UFU/Doutorando

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL-UFU) com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Desenvolve pesquisas sobre o corpo no discurso em uma perspectiva queer, investigando o funcionamento e a emergência de categorias identitárias a partir dos saberes sobre sexo e sexualidade. E-mail: santhiago.araujo@gmail.com.

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

ARAÚJO, S. T. de. No armário da/pela língua: Entre a colonialidade da sexualidade e a educação linguística . Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4019 | p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-19. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/71795. Acesso em: 4 dez. 2024.