Rola um d20, Pedro Bala!
Criação literária usando RPG de mesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-13Palavras-chave:
Literatura, Ensino, Role-playing games, Jorge Amado, Capitães da AreiaResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de roteiro pedagógico que faz uso de role-playing games (RPGs) de mesa no ensino de literatura. Nesse tipo de jogo, se faz fundamental o processo de criação de personagens, considerando que o aventureiro criado reagirá a diversos tipos de situação. Ou seja, RPGs facilitam o exercício de pensar como um outro (no caso, o personagem criado), trabalhando assim questões relacionadas à criatividade e à empatia. Nossa proposta traz como exemplo a adaptação do romance Capitães da Areia para o formato de RPG de mesa, pedindo aos alunos que imaginem quais tipos de personagens e situações fariam sentido no contexto da obra. De tal maneira, os estudantes respondem ao texto lido, passando por um processo de retextualização e ocupando o espaço protagonista de autores. Os aportes teóricos incluem a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e estudos anteriores envolvendo o uso de RPGs no ensino.
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